2020 | Um Natal Diferente Para Toda A Vida!

sábado, dezembro 12, 2020



2020

2020 será para sempre conhecido como um ano atípico... Uma pequena reflexão sobre o Natal.


Se fizermos um brainstorming conjunto sobre 2020, é fácil obter algumas palavras logo à partida: COVID, pandemia, atípico, quarentena, isolamento, zaragatoa, máscara, restrição, limites concelhios, recolher obrigatório, papel higiénico... Vá esta última estava a brincar, mas a verdade é que de alguma maneira também marcou o ano. Atípico? Sem dúvida que esta é a melhor palavra para o caracterizar.

2020

A verdade é que se olharmos para 2020, 9 dos 12 meses foram passados a ouvir estas palavras, a viver o medo, a acompanhar os casos diários. É impossível passar ao lado disto. No verão tivemos um bom cenário, chegou outubro e as coisas começaram a piorar, a piorar... E o que mais temíamos aconteceu: a porra do vírus aguentou-se firme e forte até ao Natal.

E, no caso do nosso país, os casos foram aumentando fortemente, as mortes dispararam para números que até então não tínhamos visto e confesso, fiquei um pouquinho desiludida connosco portugueses. Estávamos num tão bom caminho, éramos referência para a Europa, para o mundo, e de repente estamos na situação de 5080 novos casos e 95 mortos. Não tem explicação.

2020

O Natal 2020 será, com certeza, diferente...

E, ao contrário do que a maioria pensou, o governo não proibiu as pessoas de passarem o Natal juntas. Colocou algumas regras e restrições? Sim. Deu alguns conselhos e desaconselhou grandes reuniões familiares? Sim. Mas não nos proibiu de fazer nada. E o que muitos veem com maus olhos, eu fico grata. Acredito que, em muitos casos, a doença mental pode matar mais do que o COVID.

Cabe ao povo saber o que é o certo e o errado, zelar pela sua saúde e pela saúde dos seus. Quero acreditar que a maior parte das pessoas vai estar só mesmo com a família chegada, teremos tempo de em anos futuros juntar a família toda, este não é o momento. Mas também tenho noção de que, muita gente vai ignorar tudo o que o governo disse, vai fazer um ajuntamento e depois quando tiverem COVID, a culpa vai ser do governo, claro.

2020

Diferente não tem de ser negativo...

Como sabem, se tudo correr como está previsto, passo o Natal em França, à semelhança de todos os anos, apenas com as mães e o Peter, em segurança. No entanto, não posso deixar de olhar para este Natal de 2020 como um Natal diferente para toda a vida. Ir a Paris significa passear, fazer compras, caminhar, apaixonar-me pela cidade uma e mais outra vez. Temo que este ano possa ser efetivamente diferente.

Ainda assim, acredito muito que esta época natalícia bastante diferente, nos fez ter consciência de que a família é o nosso bem mais precioso, que por mais atritos que existam, família é sempre família e que a família nos faz falta. Por isso, o ser um Natal diferente pode ser encarado como algo muito positivo. Que seja diferente porque passámos todos a valorizar os nossos, o amor, o carinho, a empatia e a união.

2020

O ano que nos provou que não controlamos nada.

Mesmo que não queiramos, vamos sempre lembrar-nos da porra do COVID em 2020, da quarentena que fizemos nos meses de março, abril e maio, das filas gigantes para o supermercado, do alcool gel em todo o lado, dos restaurantes e lojas que fecharam, da falta de um sorriso, das visitas curtas e distanciadas, da ausência dos abraços, das pessoas que morreram... 

2020 provou-nos que não controlamos nada, mesmo quando temos a certeza absoluta que controlamos (um bocadinho o meu caso), provou-nos que temos de ser fortes, resilientes e unidos nas situações mais adversas, mostrou-nos que sozinhos vamos a algum lado, mas em conjunto chegamos muito mais longe. Continuo a batalhar para pararem de dizer que 2020 foi um ano péssimo, porque não foi.


Espero que esta reflexão vos faça pensar naquilo que consideram o mais importante para vocês, no que a pandemia vos fez passar a valorizar e o que retiram deste período atípico e nunca antes esperado. Conseguem olhar para 2020 desta forma?

You Might Also Like

16 comentários

  1. Acho que este ano de 2020 é um ano para refletir muito, não só com o que estamos a passar, mas sim porque com tudo isto tudo acabamos por dar mais valor as coisas, é triste que este natal vai ser bastante diferente dos anteriores
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      No meu caso, caso possa viajar, será exatamente igual a todos os outros. Sempre passo apenas com as minhas mães e com o Peter.
      Beijinho*

      Eliminar
  2. «Diferente não tem de ser negativo», precisamente! Vai custar não estarmos reunidos com toda a família, mas é por uma causa maior. É preferível adiarmos este grande encontro por mais uns tempos, do que querermos viver tudo num dia e, depois, ser muito pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Mas sabes que tenho cada vez mais medo de adiar algo? A vida são mesmo 2 dias e nunca sabemos o que poderá acontecer.
      Beijinho*

      Eliminar
  3. Eu confesso que não consigo olhar para 2020 como um bom ano, mas também é verdade que há muitas coisas que podiam ter sido ainda piores, para mim. Foi, com certeza, um ano diferente e de que nos lembraremos por muitos anos.
    No que toca às restrições para este Natal, concordo contigo e acho que a saúde mental importa muito e há muita gente a sofrer com problemas de saúde mental por causa da conjetura em que vivemos. Cada um tem de ter o bom senso e o discernimento de saber o que é certo e o que é errado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Bom senso e discernimento são a base disto tudo.
      Beijinho*

      Eliminar
  4. Este ano - atípico, como dizes - tem sido um ano em que nos colocou à prova. Desafiou a nossa resistência, estabilidade emocional, resiliência, tudo. Tal como dizes, sente-se falta de um abraço, de um beijo, de carinho, mas há que pensar que temos que nos sacrificar um pouco neste momento para conseguirmos sair vitoriosos futuramente. No entanto, acredito que muita gente vá ficar com "marcas" - inevitáveis - e que o novo "normal" nunca mais seja o "antigo". As pessoas vão ficar receosas de dar um abraço ou conviver com muita gente. Pelo menos, é a minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Completamente. O mais assustador no meio disto tudo é que se quiseres acompanhamento profissional por parte de um psicólogo no público, tens de esperar meses. UMA VERGONHA!
      Beijinho*

      Eliminar
  5. Diferente não tem de ser obrigatoriamente negativp. Este ano para nós fazendo um balanço até foi positivo, com mudança de emprego e de funções para melhor, tivemos familiares com confinados durante 2 meses com covid mas sem qualquer sintoma... Por isso este ano não foi necessáriamente mau para nós. Claro que nos vai custar não estarmos reunidos com a família, mas é preferível adiarmos o encontro por mais um tempinho, do que depois ser pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      O meu balanço também é extremamente positivo.
      Beijinho*

      Eliminar
  6. Neste ano em que tudo muda para sempre, a minha "alegria" é mesmo poder ver os meus pais.
    Tu sabes...
    A minha palavra do ano é muito diferente, mas, nesta fase prefiro focar-me no Amor que ainda tenho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      O teu ano não foi positivo, de todo. No entanto, fico muito feliz por te focares no bom da vida.
      Beijinho*

      Eliminar
  7. O ano 2020 trouxe uma biscoitinha nova, cá para casa, numa altura em que já tínhamos desistido. Dentro de todos os constrangimentos, o balanço está a ser francamente positivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Isso é que foi uma bela prenda desta ano tão louco, não foi?
      Beijinho*

      Eliminar
  8. Olá!

    Infelizmente é diferente num mau sentido.

    Boa semana para si!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Porquê? Estamos vivos, temos saúde... Devíamos ficar gratos.
      Beijinho*

      Eliminar