Musa | Testei Quatro Champôs Sólidos! Como Correu? Review

quinta-feira, dezembro 03, 2020


És fã de champôs sólidos e sustentabilidade? Tens de conhecer a Musa Natural Cosmetics!


Ainda ontem falei da Musa por aqui e já estou de novo para falar da marca. Será que quer dizer que gostei? CLARO! Desde o início de 2020, após começar a seguir algumas contas de sustentabilidade, que queria substituir o meu habitual champô por champô sólido o mais natural possível e de preferência nacional. Em julho, vi o Ricardo d'O Pinguim Sem Asas a falar da Musa Natural Cosmetics e decidi investigar.

100% natural - Não existem componentes químicos!

Mal abri o site, fiquei muito surpreendida! A Musa é uma marca de saboaria artesanal e cosmética natural, 100% nacional, criada pela Catarina. Os produtos são feitos de forma artesanal e com recurso a matérias primas de origem natural e conscientes. A marca disponibiliza uma vasta gama de produtos, desde capilares, a corporais, para o rosto, para os lábios e até acessórios bastante úteis.

Champôs e condicionadores sólidos, sabonete, cremes faciais, de mãos e de corpo, bálsamos labiais, saboneteiras, latas de transporte, puffs de banho (feitos com excedentes de tecidos de outras marcas)... Mas a Musa não se esqueceu dos homens: champô solido, óleo da barba e sabonete de vinho do porto, vendidos individualmente ou em 2 packs: o Pack Masculino Pequeno e o Pack Masculino.

Musa

Uma marca nacional que se preocupa com todos...

Os produtos vegan são uma das imagens de referência da Musa e, atualmente, apenas 3 sabonetes e os bálsamos labiais não o são (Se forem lançadas novas cores já serão. Espetacular!). Ainda assim, todos os champôs e condicionadores sólidos da marca já são vegan. O embalamento é uma meta da Musa e em breve irão acontecer alterações nos cremes faciais: não terão mais plástico! GOOD NEWS!


Depois de pesquisar bastante sobre a marca e os seus produtos, decidi então encomendar. Estava mesmo decidida a deixar o meu tradicional champô (embalado em plástico) e a escolher uma alternativa mais natural e sustentável para experimentar! 

Musa

Escolhi o champô sólido adequado ao meu tipo de cabelo: Champô Sólido Cabelo Oleoso. Este champô é adequado especificamente a quem tem cabelo oleoso, não tem óleo na sua composição (importante!) mas tem carvão vegetal e argila verde (dois excelentes aliados contra a oleosidade). Segundo a marca, dá para 50 a 70 utilizações, faz espuma abundante e é livre de plásticos, sem desperdício, biodegradável, vegan e feito à mão em Portugal.

Quando o champô chegou, fiquei mega ansiosa pela primeira utilização. Era a primeira vez que ia testar algo mais sustentável, algo 100% natural e que prometia fazer aquilo que os "champôs normais" fazem. Uma coisa que me surpreendeu logo foi que não é necessário imenso produto, basta encostarem à cabeça, "darem uma volta" e é dispensado produto suficiente. A outra coisa surpreendente foi a quantidade de espuma que fez.

Musa

Infelizmente, não correu bem...

Não, não foi culpa do champô, não foi culpa da marca, foi mesmo culpa minha (sem ter culpa). Após testar, percebi que o champô deixava o meu cabelo bastante seco. Ainda tentei utilizar algumas vezes, para perceber se estava a fazer algo de errado, afinal era a minha primeira vez com este tipo de champô. Mas ele continuava a ficar bastante seco (mal me conseguia pentear, conseguem imaginar?).

Após ver tanta gente a falar bem dos champôs sólidos da marca, decidi falar com a Catarina. Ela disse-me que não tinha tido, até então, nenhum feedback parecido e que o problema podia estar no facto de ter escolhido um champô não adequado ao meu tipo de cabelo. Achei estranho porque sempre tive cabelo oleoso mas, ao que parece, com a operação ao estômago, o meu cabelo deixou de ser oleoso e não avisou.

Musa

A Catarina prontificou-se de imediato a enviar-me um pack experimentação com 4 champôs sólidos, 1 para cada tipo de cabelo (não existe pack à venda, foi excecional para percebermos o que estava a acontecer), para confirmarmos se o problema era o champô que tinha comprado ou se o meu tipo de cabelo tinha mudado. O Pack Experimentação trazia quatro champôs pequenos: cabelo oleoso, cabelo secos e normais, de cânhamo e cabelo loiro.

Comecei por testar de novo o champô sólido para cabelos oleosos e adivinhem... Exatamente o mesmo resultado! Cabelo seco e difícil de pentear. Estava visto, o problema não era o champô era o meu cabelo. Ao experimentar os outros 3 champôs (1 em cada lavagem), percebi que qualquer um deles não me deixava com o cabelo seco, funcionavam na perfeição! Decidi experimentar cada um por 1 mês cada um, para vos trazer um feedback justo e real de todos.

Musa

champô para cabelo seco a normal, foi o que quis testar primeiro, afinal já não tinha cabelo oleoso. Segundo a marca, dá para 50 a 70 utilizações, faz espuma abundante e é livre de plásticos, sem desperdício, biodegradável, vegan e feito à mão em Portugal. Percebi desde cedo que bastava muito pouco produto para conseguir uma lavagem eficaz do cabelo. Ao contrário da experiência anterior, ainda no banho conseguia sentir o cabelo super solto e leve. 

O processo de secagem e escovagem pareceu-me bastante normal, não foi mega fácil como se tivesse passado amaciador, foi normal, o normal dos champôs "normais". No geral, pareceu-me super equivalente a um champô "normal" de supermercado mas obviamente 100% natural e sem elementos químicos desnecessários.

Musa

champô de cânhamo é destinado a todos os tipos de cabelo e tem como grande objetivo, para além da lavagem, o fortalecimento. Segundo a marca, dá para 50 a 70 utilizações, faz espuma abundante e é livre de plásticos, sem desperdício, biodegradável, vegan e feito à mão em Portugal. No cheiro, já difere um pouquinho dos outros dois, tem um cheiro mais a natural. Tem óleo, sementes e proteína de cânhamo. Estão a ver o porquê do nome dele, certo?

Quanto à lavagem, acho que faz um belíssimo trabalho. Em relação a ser fortificante, vou confirmar-vos que é. Se me seguem sabem que tive uma queda de cabelo GIGANTESCA entre o 3º e o 7º mês de pós operatório e durante o mês em que utilizei este champô, notei que efetivamente ele ficou mais forte. Se precisam de fortalecer o cabelo, já sabem que este é o que têm de comprar.

Musa

Por fim, experimentei o Champô Beach Waves e Cabelos Loiros e que espetacular! Segundo a marca, dá para 50 a 70 utilizações, faz espuma abundante e é livre de plásticos, sem desperdício, biodegradável, vegan e feito à mão em Portugal. Este champô, aliou tudo o que gosto: lavagem eficiente, cabelo leve, cheiro agradável, fácil de aplicar e facilitador na secagem e escovagem! Fiquei muito contente, ter o cabelo com madeixas necessita  de cuidados extra.

Durante o mês que utilizei este champô, se usei condicionador 2 vezes foi muito. A verdade é que ao sair do banho, antes de embrulhar na toalha, já sentia o cabelo bem leve e solto. Depois de enxugar na toalha, quando passava para a secagem, era só pentear que não havia cabelo eriçado. Era secar, pentear e está pronto. Atualmente estou ainda a utilizar este intercalado com um de tratamento que estou a fazer.

Musa

Em suma, qualquer um dos três champôs é adequado ao meu tipo de cabelo e faz uma lavagem eficiente do mesmo, pelo que gostei bastante dos 3. No entanto, consigo destacar um (que será o que vou encomendar em breve): o Beach Waves e Cabelos Loiros! Acho honestamente que é o mais adequado ao meu tipo de cabelo, lavagem fácil e eficaz e pentear o cabelo deixou de ser um problema (em que usava amaciador em todos os banhos). 

O que destaco na marca? Preço justo (não demasiado elevado), cheiro muito agradável e não demasiado intenso, miniaturas em formas super divertidas, facilidade na encomenda e pagamento e o cuidado que a Musa tem ao enviar os restos de sabonetes utilizados em testes ou danificados, para evitar o desperdício (esta atitudes são de louvar, certo?).

Musa

Quem não sabe é como quem não vê...

Já diz o ditado e tem razão! Então não é que a pessoa encomendou o champô sólido e não encomendou lata de transporte? Eu bem as vi no site, mas pensei "Para que raio quero uma lata de transporte? O champô não vai a lado nenhum...". Pois bem que uns dias depois, fui passar 2 dias a Santiago de Compostela e levei o champô embrulhado num papel. Resultado? O champô agarrou ao papel e desperdicei produto :( 

Outra coisa que também não encomendei, mas esta só senti falta após algumas utilizações e quando tinha 2 champôs a uso, foi a saboneteira. Atão a pessoa usa o champô e deixa-o pousado no suporte do chuveiro...? Vamos acabar por desperdiçar produto e não queremos isso.

Sem dúvida duas das coisas que vou mandar vir na próxima encomenda.

Musa

Vale a pena comprar?

Acho que já perceberam pela minha experiência que sim, vale super a pena comprar. Desde o processo de compra facilitada no site (com toda a informação disponível), ao processo de pós venda que foi absolutamente fenomenal (e que já é muito raro de encontrar), passando pelos preços (que no meu ponto de vista estão bastante ajustados), sem dúvida alguma que vale a pena!

Num momento em que tanto se apregoa a comprarmos o que é nacional, deixem lá o champô sólido da Garnier no supermercado (que a Garnier não vai à falência e a composição nem é comparável) e apoiem os negócios nacionais. A Musa Natural Cosmetics é uma excelente alternativa para fazerem as vossas compras pessoais e de natal sem sair de casa. Não vamos deixar estas empresas afundarem-se na crise que já se vive, vamos apoiar realmente!


És fã de champô sólido? Que escolhas sustentáveis já fazes? Já conhecias a Musa?

You Might Also Like

8 comentários

  1. Já conhecia a Musa desde 2017 xD tal como referes aqui no teu post (que agradeço a referência), utilizei o champô sólido para homem porque a Catarina deu-me essa oportunidade. Fui um cepo que o champô, mesmo na lata, se desfez --' Em vez de um champô, fique com vários de tamanho mini... #SemComentários

    Quanto à experiência, no meu caso, sentia necessidade de utilizar condicionador, porque o champô sólido de homem não tem ativos condicionadores que deixem o cabelo brilhante e sedoso (Ricardo, o homem que lê rótulos pormenorizadamente xD).

    No entanto, já fiz umas encomendas no site agora para oferecer no Natal, pois acho que são sempre boas opções E é um negócio português e estamos a ajudar o que é nosso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Ainda bem que conhecias, porque se não fosses tu... Eu vivia na inocência.
      Opá uma pessoa quando usa a primeira vez tem desculpa, certo? :P
      Estou curiosa para testar os condicionadores também.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Já te tinha ouvido falar um pouco desses produtos, mas confesso que ainda não conhecia assim muito bem, mas gostei bastante da tua opinião, nada melhor que conhecer produtos assim
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Se tiveres oportunidade, experimenta. Tenho a certeza que vais amar!
      Beijinho

      Eliminar
  3. Um artigo mt bem escrito e cheio de detalhes, de certeza que vou experimentar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Tenho a certeza que não te vais arrepender. A MUSA já entrou assim para o meu TOP TOP de locais online onde fazer compras.
      Mesmo depois de escrever este post, já fiz uma compra ahahah
      Beijinho*

      Eliminar
  4. Olha que belo post, eu a falar dos meus traumas de cabelo e vi aqui opções muito interessantes, mal acabe a "tralha" que tenho cá em casa, vou experimentar algumas dicas que deixaste aqui ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Espero que aproveites mesmo porque já li relatos espetaculares sobre os champôs deles em problemas capilares (a Tripeirinha por exemplo)
      Beijinho*

      Eliminar