Instagram | Como Usar O Reels Para Crescer? Descobre!

terça-feira, dezembro 15, 2020

Instagram

Tens como objetivo crescer no Instagram? Este post é para ti!


Que dia é hoje? Dia de Melanie! Como vos falei no mês passado, a Melanie será presença assídua aqui pelo blog e trará o melhor conteúdo para vocês no que respeita a marketing, comunicação, redes sociais, etc. A Melanie é coach e pode ajudar-vos a atingir as metas que traçaram para o vosso percurso digital. Vamos a mais um conteúdo dela?

Instagram

Como podemos utilizar o Reels para crescer no Instagram?

O Reels é a atualização e a ferramenta mais recente do Instagram e a que, neste momento, é a mais valorizada pelo algoritmo! São pequenos vídeos (de 15 ou 30 segundos) onde podes partilhar imensa coisa: desde dicas, a uma semana de outfits, pequenos clips de uma viagem... 

Há imensas coisas que podes fazer e explorar! Apesar de existirem provas que as pessoas têm crescido apenas com vídeos nos Reels (como tem sido o meu caso), há imensa gente que ainda não se rendeu a esta ferramenta. Se tu és uma dessas pessoas que está a resistir a esta atualização, espero que com este post te consiga convencer a começares a gravar vídeos por lá! 

Instagram

A edição dos Reels é muito parecida com os vídeos do TikTok! Mas se nem para o TikTok gravaste vídeos pode ser um pouco difícil fazer a primeira edição! No meu caso em que a maioria dos meus Reels são dicas, é muito mais fácil editar. Apenas temos de meter o texto no sítio certo e, na barra que aparece em baixo, ajustar quando queres que o texto apareça e desapareça. 

No que toca a transições (por exemplo, estares de pijama e fazer um glow up e mudar de outfit) é mais complicado porque vais ter de parar o vídeo para ires vestir o outfit e fazer maquilhagem e depois voltar a colocar o temporizador e voltares à posição em que estavas anteriormente! Acredita que parece mais difícil assim a ler do que a fazer! Quando fizeres o primeiro vais perceber o quanto é simples a edição!

Instagram

Mas afinal, porque devemos usar o Reels?

O Reels é uma ótima forma para alcançares novas pessoas e potenciais seguidores. De certeza que, já passaste imenso tempo seguido no Reels e vês imensos vídeos de pessoas que nem se quer segues. E tenho a certeza de que já foste visitar alguns desses perfis e provavelmente seguir alguns! Isto é o que a maioria das pessoas faz. 

Eu ganhei mais de 200 seguidores numa só semana quando comecei a publicar vídeos no Reels! Por isso, quando pensares "como é que eu posso ganhar novos seguidores?", a resposta é muito simples "aposta nos Reels"! 

Instagram

Como é que tornei os meus Reels virais?

Eu tenho Reels que tiveram mais de 30k views. Loucura certo? Isso aconteceu porque fui experimentando e vendo o que funcionava melhor nesta ferramenta que tem um algoritmo completamente diferente do feed normal. E como não temos estatísticas dos Reels a melhor solução é ir experimentando! 

Vou-te então deixar duas dicas de como podes tornar o teu vídeo viral: 
  • Na legenda coloca apenas palavras chave. Por exemplo, no meu caso coloco quase sempre "Dicas de Instagram" ou "Dicas para Influenciadores". E são esses vídeos que se têm tornado virais. 
  • Não uses hashtags. Os hashtags no Reels não são importantes, ao contrário do que acontece no feed normal. Enquanto numa fotografia precisas de colocar hashtags para o Instagram perceber do que se trata a publicação e mostrá-la para as pessoas certas, aqui não. Aqui basta teres as palavras-chave na descrição! 
Os Reels podem parecer uma ferramenta um pouco silly para o Instagram, mas acredita que é o que está a funcionar melhor para crescer e tu não vais querer perder esta oportunidade.

Instagram

E pronto, mais um excelente texto da Melanie. Se nunca fizeram um Reels, nunca experimentaram esta ferramenta, não se sintam tristes, porque eu também só experimentei no mês passado e depois de ver tanta gente a falar do potencial que teria um vídeo no Reels. No meu caso também posso fazer um balanço bastante positivo!

Os meus IGTV produzidos (não são os "diretos" guardados), são dois e são do casamento.Como sabem casamento é um tema que suscita muito interesse, no entanto, os meus dois IGTV's não foram um sucesso. Tive 1969 e 2305 visualizações, como podem ver na imagem em cima.

No que toca a Reels, fiz apenas dois: um sobre maquilhagem e outro sobre um desafio de exercício físico. Uma coisa básica, com pouca edição (que a pessoa aqui é naba) e adivinhem... Ultrapassaram os dois as 5000 visualizações, quase 600 likes e quase 250 comentários, números bastante superiores ao IGTV. Sim, leram bem e não me enganei.

Por isso, se têm realmente interesse em crescer no Instagram, sigam a dica da Melanie e apostem nos Reels! Queremos ver essas produções por aqui. E não vale dizer que não sabem editar, que não têm jeito para gravar, que não têm tempo... Isso são tudo desculpas malta. 


Vais aceitar o desafio da Melanie e fazer crescer o teu Instagram de forma orgânica?

You Might Also Like

10 comentários

  1. Confesso que não sou das pessoas que passa imenso tempo a ver reels (aliás, canso-me ao fim de alguns deles que me aparecem no feed) e ainda não me dediquei a produzir simplesmente porque não gosto de produzir conteúdo em vídeo. Acho que, ok, é uma boa ferramenta para crescer (existindo já exemplos disso), mas se uma pessoa não tem "disposição" (podemos dizer isto assim?) para produzir conteúdo em vídeo, é melhor não "forçar" - "meio caminho andado" para que as coisas não corram bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Confesso que até gosto, mas não me sinto nada capaz de fazer boas edições...
      Beijinho*

      Eliminar
  2. No que toca aos Reels também tenho seguido as dicas da Melanie e tenho visto os resultados - apesar da minha conta ser mais "pequena", num dos Reels que publiquei no fim de semana, em 30 min, consegui mais de 800 visualizações e 30 gostos, além de já ter tido alguns deles na aba "explorar" o que é ótimo para trazer novas pessoas ao perfil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      É verdade. Os reels são ótimos para crescer :)
      Beijinho*

      Eliminar
  3. Acho que sim são umas boas dicas não só para seguir, mas para por em prática
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. No que diz respeito a Reels ainda não estamos muito à vontade. Mas vamos tentar por em prática as dicas e ver o resultado 🤗.

    ResponderEliminar
  5. Eu uso os reels e o IGTV dependendo do objetivo. Não sou fã de me gravar... pelo contrário! Mas concordo que faz diferença!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Eu confesso que nem é o ser fã ou não... É o ter pouco jeito para edição.
      Beijinho*

      Eliminar