Recolha de alimentos, cruz vermelha, banco alimentar...

segunda-feira, março 07, 2016


Oláá :)

E pronto, mais uma campanha de recolha de alimentos que terminou, a minha segunda campanha.
Para quem questionou como me inscrevi para ser voluntário da Cruz Vermelha Portuguesa eu não fiz nada propriamente... Estive lá a trabalhar, como sabem, e acabei por ficar a fazer voluntariado (tanto que continuo a tratar da área social, a tratar da distibuição mensal de alimentos, dos processos, de tudo, mas como voluntária). Quem gostaria de ser voluntário o procedimento é muito simples, basta dirigirem-se à delegação da Cruz Vermelha Portuguesa mais próxima de vocês e tornarem-se voluntários! Acreditem que toda a ajuda é bem vinda.

Bem... Eu adoro realmente fazer a recolha de alimentos, adoro interagir com as pessoas, adoro saber que vou poder alimentar as minhas famílias durante um tempo, adoro poder dar este bocadinho de mim. Não vos sei explicar, mas não consegui terminar o contrato e dizer simplesmente adeus... Não consegui! Se vir bem as coisas continuo a ter quase o mesmo trabalho que tinha e nada recebo, mas eu adoro o que faço e sei que o faço por uma instituição que merece! Que gere (na verdade sou eu que faço a gestão) os alimentos, que só apoia as famílias que realmente estão em situações de carência económica... E é aqui que entra a história do Banco Alimentar e da sr. Jonet que surgiu nos comentários do outro post. Mas isso irei deixar para outro post que já percebi que há pessoas que querem que eu fale do assunto.

Mas como o "post mau" do BA ainda não é para agora, vou contar-vos algo que aconteceu na sexta feira e que me deixou com muita fé no mundo...
Entraram duas raparigas no Continente com a mãe e eu dei um saco e expliquei para o que estávamos ali, porque as pessoas gostam de saber... 
As raparigas caminham e uma delas vem devolver o saco e diz "olhem está aqui o saco porque o que quero dar não cabe no saco", eu na minha cabeça pensei "ok, vai dar uma palete de leite e como rebenta com o saco trouxe-o". Continuei na minha demanda...
Passado algum tempo, talvez uma hora, não sei bem, reparo que as raparigas estavam ao pé das minhas colegas, a tirar do carro uns iogurtes (da Oikos) e mais duas ou três coisas e vou lá para dizer para não deixarem os iogurtes porque como têm uma validade curta não podemos dar às famílias. Quando estou a chegar ao pé das minhas colegas e das raparigas ouço uma das raparigas a dizer "pronto, está aqui o carro, é tudo para vocês". E eis que ficámos as 3 e o namorado (que também fez campanha connosco) parvos da vida, de boca aberta, de lágrimas nos olhos, quase sem conseguir agradecer tal era a emoção... Lá nos desfizemos em agradecimentos, quase sem sabermos bem como agradecer, porque há gestos que realmente nos fazem acreditar e ter fé na humanidade! O carro esse tinha mais de 30€ em compras! Juro-vos. Tinha de tudo tudo tudo o que podem imaginar. E eu só posso agradecer pelas minhas famílias (as que apoio)!
E sabem uma coisa? São estes gestos que fazem valer todas as horas que ali estamos, todos os nãos que ouvimos, todas as más respostas que levamos por causa da sra Jonet, que fazem valer tudo!

Terça-feira vamos começar a contabilizar, separar e arrumar os alimentos, um trabalho que demora dias e que é feito pela boa vontade dos nossos voluntários. :) Pode ser que tire umas fotos e vos mostre :)

E pronto, o post já vai um pouco longo... Muito longo...
Fico-me por aqui.

Se tiverem algumas curiosidades deixem nos comentários :)
Beijinho e boa semana! 

You Might Also Like

16 comentários

  1. Também já me aconteceu (numa recolha de alimentos em que participei) darem um carrinho cheio de coisas. Ainda há pessoas boas :)

    ResponderEliminar
  2. Boas iniciativas para ajudar os que mais precisam...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. a recolha de alimentos é uma ação muito nobre :) ainda bem que gostas de o fazer! :D

    ResponderEliminar
  4. Minniezinha, quem é que escreveu isto?
    "Observador:
    Concordo contigo... Infelizmente.
    Enfim... Hei-de escrever um post bem engraçado sobre a realidade do banco alimentar -.-"
    Fico à espera da tua postagem, a tal :)

    Beijinho e boa semana.
    Olha, escrevi o mesmo que tu :)))

    ResponderEliminar
  5. Ainda podemos acreditar num mundo melhor :D

    http://omeumundoaleatorio.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Leonor...
    Há pessoas mesmo boas, que fazem perceber que ainda há pessoas que tencionam ajudar, sem nada em troca, sem populismos...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Isa Sá...
    E é mesmo para os que mais precisam :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Ariadne...
    Adoro mesmo a sério :)
    É algo que me é prazeroso.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Observador...
    Estás ansiooooso :P
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pelas palavras ;)
    Ainda há esperança na Humanidade. Ninguém diria que alguém como essas raparigas iriam ter uma atitude tão nobre.

    Beijinhos,

    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Que gesto lindo...vou informar-me melhor cá em Leiria para ser voluntária!

    ResponderEliminar
  12. Ricardo Rodrigues...
    É verdade :)
    Obrigada tu por todo o apoio! :)
    Bejinho*

    ResponderEliminar
  13. Janny..
    .MUito bem :)
    OBRIGADA em nome de quem precisa :)

    ResponderEliminar
  14. Lea...
    Espero que consigas, gostaria muito de saber que alguém como tu está numa Cruz Vermelha do país :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar