REGRESSO ÀS AULAS #5 - Dicas para novas escolas/pessoas

sexta-feira, setembro 18, 2015


O regresso às aulas está muito muito próximo e para muitos, secalhar para ti, será um regresso às aulas diferente, numa nova escola, com novos professores, novos colegas, pessoas que nunca viste na vida...

Mas será motivo para teres medo?
Deixo-te algumas dicas!
1. Não te isoles! É importante que não te isoles, não fiques no teu cantinho. Assim com certeza que não te irás incluir em nenhum grupo.

2. Mete conversa! Tenta meter conversa com alguém que saibas que é da tua turma, nem que seja para perguntar "esta é a sala do 7ºB?", afinal tu não conenheces a escola, é uma pergunta super pertinente.

3. Não te armes! Por muito que a tua personalidade seja de alguém divertido e que gosta mandar piadas, não o faças no primeiro dia de aulas, pois todos te vão achar o bobo da corte!

4. Não aos meninos queridos! Não tentes ser logo a menina querida do professor A, B ou C! Os teus novos colegas não vão ver-te com bons olhos!

5. Identifica-te! Olha à tua volta e vê se identificas alguém que seja minimamente parecido contigo, que se vista semelhante a ti ou que goste de ouvir música como tu, pergunta-lhe o nome e se podem almoçar juntos.

6. Fala! Por muito tímida que estejas fala com alguém, responde a quem meteu conversa contigo! Não deixes que te achem bicho do mato.

7. Número... Tenta no primeiro dia ter logo o número de alguém da tua turma com que te identifiques para que seja mais fácil ambientares-te.

8. Too much! Não queiras ser a vedeta da escola no primeiro dia, nem na primeira semana! Cairás no ridículo! Tudo o que é too much é de mais. Não leves aquele penteado que levaste ao casamento do primo Claudemiro, nem a maquilhagem que testaste com as tuas amigas nas férias do verão. Quanto mais simples melhor.

9. Ouve! Ouve os outros à tua volta. Não queiras falar falar falar falar falar.... Vão nomear-te a pessoa mais chata da turma.

10. Os contínuos... Os contínuos vão estar ali o ano inteiro, é bom que gostem de ti por isso sê bem educado, habitua-te desde o primeiro dia a dizer bom dia/boa tarde e até amanhã e faz um sorriso! Só te fica bem, mostra a tua boa educação e serás bem visto por eles.

11. Problemas... Caso surja algum problema não entres em pânico por ainda não conheceres ninguém. Vai até à receção, à secretaria, junto dos funcionários e pede ajuda, não tenhas vergonha, eles estão ali para te ajudar.

12. Família... Se tens um familiar a trabalhar na tua escola esquece andares a gabar-te disso! Só te vai trazes problemas, só vão apelidar-te de menina querida protegida porque o teu familiar trabalha na escola!

13. Não confies! Não confies em toda a gente logo na primeira semana... Tenta conhecer um pouquinho de toda a gente que te rodeia, sobretudo as pessoas da tua turma e só depois é que deves começar a confiar gradualmente nas pessoas. Há pessoas muito más.

14. Nããããão! Por muito que gostes da Violetta, dos 1D ou da Floribela, não compres material escolar alusivo a estas coisas... Vais ser gozada para a eternidade...

15. Descontrai! É importante que descontraias. Por muito que tudo pareça demasiado assustador neste momento, vai melhorar na segunda semana de aulas... Esse friozinho na barriga vai desaparecer e em breve estás na coboiada com a malta!

Espero que tenhas gostado do post!


Bom ano letivo!

You Might Also Like

3 comentários

  1. Esta publicação parece ser muito útil para os adolescentes... Mudei de escola quase ano sim ano não e não sei se por esse motivo, o primeiro dia de aulas deixou de me assustar. Fui sempre eu mesma sem pensar muito no assunto.

    ResponderEliminar
  2. Gostei. Para muitos a mudança de escola é um stress.

    ResponderEliminar