E tu, sabes proteger-te?

sábado, julho 25, 2015

Acho que nunca o disse por aqui mas faço parte da equipa de bloggers que faz a Blogazine, uma revista feita por bloggers. Escrevo na área da saúde e adoro!
Hoje, em função do texto do último post, decidi partilhar com vocês um dos textos que escrevi… Este sobre proteção solar!

Quem não conhece a revista, aqui fica o link:

Aqui fica o texto “E tu, sabes proteger-te?”:
“O tempo quente já chegou, ou pelo menos já tivemos direito a uns belos dias de sol com temperaturas capazes de te fazer ir até à praia, verdade?
E protetor solar, tens utilizado? Sabes qual é o mais adequado para ti? Sabes quando deves aplica-lo? Se queres saber mais sobre estas e outras questões, este é o artigo certo para ti!

Qual o Fator de Proteção Solar (FPS) mais indicado para mim?
Antes de mais deves saber que o Fator de Proteção Solar indica o grau de proteção contra queimaduras solares; quanto maior for o FPS, maior é a proteção contra os raios UV-B (a radiação ultravioleta responsável pelas queimaduras solares). O FPS varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores: o tipo de pele, a localização (corporal), a estação do ano, a quantidade que é aplicado e as atividades que vais fazer (se fores nadar, por mais proteção que coloques, esta vai ser menos eficaz). Imagina, se uma pessoa se queimasse após estar 15 minutos ao sol (sem proteção), se estivesse protegida com um FPS 20 (20 vezes mais proteção), só se queimaria 3 horas (300 minutos) depois.
Uma vez que provavelmente não sabes quanto tempo demoras até queimares ao sol, a Nívea dá uma ajuda para que possas escolher o FPS indicado ao teu tipo de pele. No quadro abaixo (quadro que provavelmente encontras junto do expositor da Nívea no supermercado) podes ver qual o FPS mais indicado ao teu tipo de pele. Lembra-te que Portugal é um país mediterrânico.

Quando devo aplicar e reaplicar o protetor solar?
O protetor solar deve ser sempre aplicado antes de sair de casa, pois saímos com roupas que expõem a nossa pele. Ao longo do dia deves fazer uma reaplicação regular do protetor solar, principalmente depois de ires à água. Alguns médicos recomendam a reaplicação do protetor solar a cada duas horas, claro que se fores à água deves fazer uma reaplicação imediata após o teu corpo secar.

Posso utilizar o protetor solar do ano passado?
Teoricamente não mas, tal como todos os produtos, o protetor solar tem uma validade após a sua primeira abertura, validade essa que corresponde ao período em que as qualidades de cosmeticidade, a capacidade de proteção e o nível de contaminação bacteriano se mantém. Para saberes a validade do teu protetor solar basta verificares na embalagem o número que aparece dentro do pequeno símbolo que faz lembrar um boião de creme aberto (igual à imagem a baixo); se aparecer 12M, por exemplo, significa que o teu protetor solar pode ser usado até 12 meses após a sua abertura.

Devo aplicar protetor solar todos os dias mesmo que não vá à praia?
Sim, mas neste caso só nos locais expostos à radiação solar. Deves ter muito cuidado com as extremidades do corpo que estão expostas, como as orelhas, pois são locais mais suscetíveis de queimar. Obviamente que no inverno só tens de te “preocupar” com a cara, mãos e orelhas, já na altura primaveril, quando começas a utilizar t-shirts, deves colocar nos braços, no pescoço, em todos os locais sujeitos à radiação solar. Se utilizas maquilhagem na cara, opta por produtos com FPS, hoje em dia já existem bases e batons com FPS.

Quando vou à praia só fico debaixo do chapéu ou em qualquer local à sombra. Preciso de colocar protetor solar?
Sim, a resposta é sim! E não te deves descuidar. Lembra-te que a tanto a areia como a água do mar refletem a radiação solar e obviamente que mesmo que estejas à sombra te podes queimar.

Que locais não me posso esquecer de colocar protetor solar?
Muita gente não aplica proteção nas chamadas zonas esquecidas, são elas: axilas, mãos, zona entre o pescoço e o peito, linhas capilares, nuca, omoplatas, contorno do fato de banho/bikini, planta dos pés e atrás dos joelhos.
Utilizo bronzeador, ele protege-me do sol?
O FPS do bronzeador não é suficiente para expor a tua pele ao sol de forma segura, isto é, protegida do sol. Os bronzeadores têm normalmente FPS muito baixos e não devem ser utilizados por pessoas com peles muito claras e sensíveis. Não deves utilizar protetor solar + bronzeador, isso é totalmente contraindicado! Atenção: os bronzeadores favorecem o aparecimento de manchas na pele.”


E vocês, sabem proteger-se?

You Might Also Like

2 comentários