Incêndios | Como Vejo 1 Semana Depois? Vergonha Alheia!

domingo, outubro 22, 2017

Incêndios

Há uma semana atrás, Portugal foi afetado por uma tragédia: incêndios mortíferos.

15 outubro 2017: dia com mais incêndios do ano
Um ano atípico meteorologicamente, é como defino 2017. Lembro-me que em março as temperaturas já eram quentes de mais para a época, mas em outubro termos termómetros a marcar 37º/40º? Não é normal...

Mais de 400 fogos ativos, cerca de 5000 operacionais e mais de 40 mortos...
De janeiro a maio vigora a fase Alpha, até 30 de junho temos a fase Bravo, de julho a setembro (meses de maior risco) temos a fase Charlie, no mês de outubro temos a fase Delta e até ao final do ano temos a fase Echo.

A fase Charlie terminou (menos 40% dos meios de combate no terreno) e 15 dias depois, com a tragédia de Pedrogão Grande (com + de 65 mortos) bem presente, os incêndios voltaram a matar

Desta vez não temos uma localidade ou duas afetadas... Temos um país inteiro!
Incêndios

Mais de 40 mortos e de centenas de feridos fizeram com que o dedo fosse apontado ao governo e de um momento para o outro a discussão era quem tinha mais culpa do que o outro...

Obviamente que o governo tem de assumir responsabilidades, afinal são eles que estão à frente do país, agora pedir a demissão da Ministra da Administração Interna e do próprio Primeiro Ministro?

Revela uma enorme infantilidade... Os problemas não se resolvem com demissões. Se a MAI se tivesse demitido há 4 meses aquando a tragédia de Pedrogão Grande, neste momento estávamos agora a pedir que outro Ministro qualquer se demitisse.


Não era mais fácil enfrentarmos o problema e tentarmos mudar o que está errado?

"Ah mas se está errado o governo já podia ter resolvido nestes 4 meses", obviamente que é muito fácil falarmos e apontarmos o dedo... Mas será assim tão fácil mudar de um momento para o outro o que está errado há anos? Não!

E depois temos a Assunção Cristas, Presidente do CDS-PP, a avançar com uma moção de censura contra o atual governo...

Incêndios
Exatamente... A pessoa que enquanto Ministra do Ordenamento do Território, da Agricultura e das Florestas, em maio de 2013, aprovou o Decreto-Lei 96/2013 liberalizando a total expansão do eucalipto.


Parece irónico... Ou será que a Presidente do CDS-PP tem memória curta?

A mim parece-me apenas VERGONHOSO! Em vez de estarmos a tentar resolver aquilo que efetivamente está errado, estamos aqui a atirar culpar ao fulano X ou Z ou a tentar com que o governo se demita.

Incêndios

Mas há algo que acho ainda mais feio... Pessoas a aproveitarem-se da tragédia para capitalizar desejos políticos, que é como quem diz fazer campanha eleitoral fora de época.

E é vê-los nos seus facebook's a chamar ao António Costa palhaço ou a dizer mal da geringonça... E eu fico envergonhada por essas pessoas, porque no meio de algo tão mau, estão a "puxar a brasa à sua sardinha", ou melhor, ao seu partido.

Estes são aqueles que às tantas não limpam os terrenos, ou que sabem que o terreno do vizinho não é limpo mas não fazem queixa dele,  ou que andam por aí a candidatar-se a juntas de freguesia com propostas ridículas e que em nada contribuem efetivamente para algo (talvez por isso nem tenham ganho)...

E para essas pessoas eu tenho uma questão... Falam tão mal de tudo e de todos e o que é que vocês, enquanto cidadãos, fizeram para mudar algo?

Talvez nada... Talvez a culpa seja de todos nós que aceitamos tudo e só nos lembramos "de Santa Bárbara" quando o mal nos bate à porta. Mentalizem-se... Os verdadeiros culpados somos todos nós!

Incêndios

O pior de tudo é quando a imprensa não consegue ser imparcial e transparece em capas como esta, que a Revista Sábado (que até tinha em conta) exibe esta semana... 

Ou pior ainda... O banner que têm no site... Não será isto demasiado vergonhoso para uma revista deste género? Não será que a revista devia ser isenta e imparcial? 

Incêndios

Honestamente choca-me que isto ainda se passe nos dia de hoje. Porque uma coisa é eu ter um blog pessoal, ser exclusivamente meu e eu emitir a minha opinião sem prejudicar mais ninguém... Agora a Sábado tem uma equipa com imensa gente... Será que espelha o que todos pensam?

Acho que mais do que tudo, neste momento de consternação, devemos todos refletir...

Por aqui os incêndios não chegaram perto (como no ano passado), mas estiveram nas redondezas e quão triste é não dormir com tanto fumo ou com tanta preocupação...

Alguém desse lado foi atingido pela tragédia dos incêndios deste ano?


You Might Also Like

10 comentários

  1. Não tenho palavras para falar deste assunto! Foi mesmo muito mau não só pelos motivos óbvios mas também por motivos políticos! É simplesmente lamentável!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Não ah mesmo palavras , e mesmo triste isto tudo , nem é bom pensar aquelas pessoas que perderam tudo =(

    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Unha Decorada / halloween-theme-rosegal
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas que perderam tudo, as pessoas que perderam pessoas... É tudo muito triste mesmo :/
      Beijinho*

      Eliminar
  3. Não existem palavras para descrever o quanto foi terrível o dessastre nem acreditamos que isto tudo aconteceu!
    O dia em que não tivermos mais oxigénio eles iram tomar meios, beijinhos <3

    ResponderEliminar
  4. Claro que demitir pessoas não leva, necessariamente, a lado nenhum. Mas a falta de empatia do primeiro ministro, a falta de tacto para se adaptar a fase Delta visto se saber de antemão que iam estar temperaturas elevadíssimas (isto não foi novidade), haver pessoas que por norma nesta fase já podem fazer queimadas mas não usam dois dedos de testa para pensar que com o tempo que está/estava era a pior ideia possível mas se houvesse uma alteração temporária dizendo que não se podia talvez (só talvez porque nunca se sabe) algumas coisas podiam ter sido evitadas.
    Houve uma péssima gestão de prevenção e não tem a ver com mudar todo o sistema mas adaptar o que existe a uma realidade de calor extremo em meses que não costumam ser assim, chama-se usar bom-senso e aí o governo falhou e muito e nunca admitiu culpa no cartório nem se sentiram culpados porque nem desculpa António Costa pediu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo mas mantenho a minha opinião: a culpa é de todos nós.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Por aqui não fui atingida mas já vivi na pele o que é perder tudo nos incêndios .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério??? Não quero imaginar o que é esse sentimento.
      Muita força beijinho*

      Eliminar