DOMINGOS NA FARMÁCIA #16

domingo, novembro 13, 2016


Hello hello :)
Mais um fim de semana que está prestes a terminar, mais um post de domingo em parceria com a Farmácia Nacional :) Para quem é novo por aqui, todos os domingos às 10h da manhã temos um post em parceria com a Farmácia Nacional, escrito pelo Dr. Ricardo Rodrigues, com informações, com dicas, com novidades... T-U-D-O!
O tema de hoje é um tema bastante atual: vacina contra a pneumonia. Confesso que é um tema muito curioso para mim pois levei a vacina da pneumonia na passada quinta-feira (em conjunto com a da gripe) pelo que é um tema que me interessa muito, então pensámos que se calhar muitas das pessoas que me lêem também podem ter interesse.
Espero que vos ajude :) Fiquem com o texto do Dr. Ricardo Rodrigues, da Farmácia Nacional.

No seguimento de uma outra publicação sobre vacinação contra a gripehoje iremos nos debruçar sobre uma outra doença “complicada” – a pneumonia.
Muito resumidamente, uma pneumonia é uma inflamação respiratória que faz com que os alvéolos e os bronquíolos sejam preenchidos com um líquido resultante dessa inflamação. Assim, deixam de conseguir fazer as trocas gasosas normais na respiração. Para além disso, o pulmão perde elasticidade. Esta doença poderá ser “adquirida” através de bactérias ou de vírus, sendo que a maior parte é bacteriana. Ao contrário de algumas doenças, esta não é sazonal. No entanto, é no inverno que a propagação da doença é maior, já que as pessoas passam mais tempo em espaços fechados.

Quais os grupos de risco?
Todos nós estamos em risco de contrair em doença; no entanto, a pneumonia afeta principalmente pessoas com mais de 65 anos, com diabetes. Asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e doença cardíaca e ainda doentes internados em hospitais.

Quais os sintomas?
São sintomas comuns a muitas doenças mas podemos encontrar: febre, geralmente alta; arrepios; tosse com mais ou menos expetoração amarela, verde ou cor de ferrugem; dificuldade respiratória ou mesmo falta de ar; dor torácica; e dor de cabeça ou musculares. 

Podemos prevenir o aparecimento de uma pneumonia?
Sim. Atualmente existe uma vacina contra a pneumonia. Esta confere proteção individual contra os serotipos incluídos nas vacinas, com diferente eficácia e efetividade, consoante o serotipo e a capacidade imunitária dos doentes. Os objetivos da estratégia de vacinação de grupos de risco em idade adulta são reduzir a incidência, a morbilidade e a mortalidade, prevenindo as complicações e as sequelas da doença nos grupos mais vulneráveis, assim como o seu impacto social.

E pronto, ficámos todos a saber um pouco mais sobre esta vacina que por vezes tomamos e nada sabemos (aconteceu comigo, ok?).

Não se esqueçam que podem visitar a Farmácia Nacional online e usufruir de um desconto na farmácia de 5%, basta que no final da vossa compra coloquem o código minnieme. Deal? Chega tudo SUPER rápido (no dia útil seguinte, normalmente), super bem empacotado e ainda têm desconto :) Força aí.

Já sabiam estas coisas? Já levaram alguma vez a vacina? Contem-me tudo :)

You Might Also Like

4 comentários

  1. O ano passado tive duas vezes pneumonia num espaço de três meses... Foi tramado, mesmo. Depois de muitos testes, lá chegámos à conclusão que, na realidade, eu tinha asma e o "bichinho" era desperto de cada vez que apanhava um pouquinho de frio... Foi um Inverno tramado =(


    Um beijinho dourado,

    http://obiquinidourado.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ano passado, como aliás relatei no blogue, também estive muito doente... Cheguei mesmo a ficar de baixa e tudo...
      Depois disso não abdico da vacina da gripe nem da vacina da pneumonia...
      Credo.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Por acaso não tinha muita informação sobre esta vacina. Sei que os meus avós tomam e é só isso! Mas adorei!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu mais gosto nesta rubrica é poder ajudar as pessoas :) Se te ajudei a conhecer fico muito feliz :)
      Beijinho

      Eliminar