Bloggers | Onde Estão Todos? Destino: Instagram!

quarta-feira, janeiro 08, 2020


Bloggers

A pessoa fez uma pausa de uns meses, chega e os bloggers foram todos embora... ?!


Após 6 meses de uma pausa precisa, voltei ao blog, escrevi o primeiro post (um balanço de 2019) e decidi rever os "velhos" cantinhos que gostava de ler em tempos (tinha-os guardados no separador "Sigo" da barra lateral do meu blog). Fiquei triste. Mais de metade dos blogs que gostava de seguir, desapareceu e outros tantos bloggers perderam a essência e tornaram-se banais... De tanta e tanta gente que fui seguindo ao longo de 10 anos de blog, que gostava de seguir e comentar, restaram 25.


Bloggers

Porque estão os blogs a desaparecer?

É uma questão complicada, mas ao mesmo tempo parece-me tão simples de responder... Com o surgimento do Instagram enquanto ferramenta de trabalho e a descoberta do seu poder, a malta que queria ganhar coisas grátis à pala do blog, mudou-se para o Instagram com a mesma esperança e adivinhem... A maioria não sai da cepa torta. As pessoas esquecem-se que comprar seguidores não é tudo e que as marcas não são tontinhas, fazem análises aos perfis e percebem perfeitamente o que se passa.

Que aborrecido as pessoas continuarem a achar que são as mais espertinhas e que passam a perna a marcas, que estão cada vez mais atentas a estes "problemas" e sabem facilmente perceber se a malta compra seguidores, gostos e comentários... Vá, vou ser amiga e deixar-vos um site (de entre imensos que existem) onde podem fazer uma análise ao vosso Instagram (e ao de alguém que desconfiem que compra seguidores ahahah). Ora vejam lá: Hype Auditor.


Bloggers

Para além disto, ter um blog dá trabalho... Sobretudo se queremos destacar-nos. Há que ser autêntico, real, verdadeiro, transmitir confiança e isso não acontece colocando um título sensacionalista e uma foto com a perna ao léu. Escrever um bom post pode levar horas: escolher um tema, escrever um bom texto com conteúdo de interesse, escolher as imagens corretas, formatar, corrigir ortografia, analisar o SEO... Não se faz em 10 minutos como a legenda de um post no Instagram.


Bloggers

E depois lá está, o Instagram permite-nos alcançar um número maior de pessoas muito mais facilmente do que o blog, afinal basta uma boa fotografia, uma edição cuidada, boas hastags, alguma interação nossa noutros perfis e já está. No blog não é tão fácil, é um caminho difícil e que requer muita persistência (agora cada vez mais), muita dedicação, bom planeamento, ligação com os seguidores... Mas uma coisa é certa, às pessoas que chegamos, vale tanto a pena. 


Bloggers

Uma vantagem do Instagram face ao blog?

É facilmente percetível quando alguém está a mentir, está a dizer bem de algo porque é pago ou a promover algo que não gosta/usa. Acreditem em mim. Fiquem lá mais atentos ao Instagram e digam-me se não é verdade. Imaginem uma pessoa que seguiam porque falava de viagens, maquilhagem e dia a dia, um dia chegam ao perfil dela e está a promover as bebidas da Shoyce, no dia a seguir a bebida fabulosa da Passoã, no dia seguinte promove o Renault Zoe, na semana seguinte está a promover snacks da Prozis... Vale tudo para ganhar coisas grátis malta. 

Não sei qual a vossa opinião sobre as pessoas que se vendem em troca de uns euritos e meia dúzia de produtos de borla ou apenas de produtos de borla (sem pensar sequer na sua credibilidade) mas a mim causa-me urticária. É como se tivesse um amigo bipolar, que num dia adora amarelo mas no dia seguinte diz que afinal gosta de azul às pintas. E o público vai vendo 1, 2, 3... E cansa-se, deixa de confiar na pessoa, deixa de lhe dar credibilidade, de ser influenciado por ela, porque no fundo, quando seguimos alguém, acabamos por ser influenciados em alguma coisa por essa pessoa.


Bloggers


Onde o blog bate o Instagram?

Fácil, na difusão de conteúdo. O Instagram não nos permite escrever um mega texto com uma boa review fundamentada de um produto, ou uma opinião sobre um tema fraturante ou até mesmo um conjunto de dicas fundamentadas sobre determinado assunto. O pouco texto que nos permite escrever, tem de ser muito bem pensado, afinal o Instagram é uma rede social de imagem, o público não está para ler muito e rapidamente se aborrece... E nisto o blog ganha na boa.

Se por um lado estou triste porque "perdi" blogs que gostava muito, por outro lado sei que agora há poucos e bons... Já dizia a minha mãe que "mais vale poucos e bons que muitos e maus". Ao final de tantos anos e de tanta evolução no mundo do digital, quem mantém um blog (com bom conteúdo) tem um mérito do caraças. Não é fácil manter o público aqui, a ler o que dizemos, o que mostramos. 


Bloggers


Aquilo que gostava de transmitir é que seja no blog ou no Instagram, mantenham-se fiéis a vocês mesmos. O público que nos segue (seja onde for), segue por algum motivo, porque gosta do nosso conteúdo, porque gosta das nossas fotos, porque gosta de nós... Se percebem que a nossa informação não corresponde à realidade, facilmente nos abandonam. Na vida, não há nada mais importante que sermos fiéis a nós mesmos.


Se já me seguem há algum tempo, aposto que já tinham saudades dos meus textos onde impera a honestidade. Se chegaram aqui agora, sorry, é isto que vão encontrar aqui. O blog sempre foi um sitio onde escrevi o que pensava, livremente, e isso não vai mudar.


Agora contem-me lá... Têm saudades de alguns bloggers que desapareceram? Concordam comigo quanto ao Instagram?

You Might Also Like

20 comentários

  1. Infelizmente, há muita gente a vender-se por pouco. Ou por nada, em alguns casos, porque um pacote de leite (exemplo) é o suficiente para se julgarem grandes influenciadores e produtores de conteúdo e que são extremamente diferenciadores.

    Não são.

    Já deixei de seguir muita gente por causa dessa sua súbita viragem para campos mais comerciais. Tudo bem que dinheiro dá sempre jeito e é isso que nos paga as contas, mas vender-nos por tudo e mais alguma coisa? Que credibilidade é que vai restar ao fim de algum tempo? Quase nenhuma.

    Longe vão os tempos em que os blogues davam-me razões para criar um: partilha de informação e conhecimento. Hoje, é tudo uma competição - quem tem mais números, quem tem mais pessoas a gostar de nós, quem é convidado mais vezes para eventos (mesmo que depois faça um trabalho de caca e só diga asneira da boca para fora), e quem consegue mais seguidores no Instagram. É assustador ver o desespero de algumas pessoas a forçar interacção no Instagram. Porque é que não criam o conteúdo, interagem e já está?

    Triste ver alguns blogues desaparecerem mas, é como já disse algumas vezes, criar um blogue é rápido e faz-se em minutos. Já mantê-lo... É outra coisa bem mais complicada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Tu sabes que partilhamos exatamente a mesma opinião sobre esta temática.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá
    Fizeste um bom post e meteste o dedo na ferida!!! É exactamente isso que se passa!!
    Eu continuo com o meu blog, é um trabalho muito mais artístico e eu o faria mesmo que não tivesse leitores!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      O problema é que muita gente criou um blog com o único objetivo de ganhar coisas grátis... E isso é muito triste.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Realmente já tinha reparado nisso, que há muitos bloggers que desapareceram, onde noto que somos poucos neste momento, mas acho que tens toda a razão, nem sei que te diga, mas já sentia saudades de te ver por cá
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      É bom ler isso. Efetivamente mais vale poucos mas bons.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Eu sou sincera, já pensei em deixar o meu blog mas não o faço pois não troco o blog por nada! :)
    Adoro este mundo. Quanto ao resto já falamos sobre isso! Ao menos nós estamos sempre atentas ;) qualquer coisa serve para ganhar uns trocos e produtos grátis!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      O problema é que cada vez mais a malta está atenta...
      Beijinho

      Eliminar
  5. Tenho os dois canais mas nenhum deles a funcionar como social line. Confesso que já deixei de seguir instagrams por começarem a ter posts publicitários e sem conteúdo. Ainda gosto de ler, gosto da partilha de vida e emoções, gosto de sentir que há pessoas verdadeiras e empoderadas na simplicidade de um texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Também sou das tuas, gosto de ler, de acompanhar, de vivenciar...
      Beijinho

      Eliminar
  6. Concordo com o texto...
    É uma pena que toda a gente vá para o Instagram, que é uma rede que não uso.

    Havia um blogue muito bom que eu seguia (para mim, um dos melhores blogues em Portugal), mas acho que agora parece estar parado...

    O blogue é omeucaomorreu.blogspot.pt conhecem? Recomendo a dar uma espreitadela!
    O autor agora acho que escreve no Twitter. Contaram-me que o user dele é @pdanielagc (passem por lá e vejam se é ele)...

    Um bem haja!

    ResponderEliminar
  7. Um bom post onde falas muito do que penso!!!!
    Eu não tenciono deixar o meu blog, porque acima de tudo gosto de escrever, ainda que com a minha forma de escrever mais "simples".
    Não importa se ao invés de 1500 visualizações, agora tenha metade, escrevo porque gosto de o fazer.
    Agora é tudo Instagram, Instagram, Instagram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Exatamente! Importa-nos nós mesmas e isso é fundamental.
      Beijinho

      Eliminar
  8. Há duas coisas que não podemos perder, independentemente da plataforma em que estivermos: autenticidade e coerência. Porque é isso que demonstra a nossa essência. E tenho mesmo pena que o foco dos números seja tão prioritário neste momento, porque impede-nos de valorizar o mais importante: a partilha, o compromisso de criar e a interação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Também tenho pena mas infelizmente vê-se muito.
      Beijinho

      Eliminar
  9. Já me tinha dado conta disso! Mas pelos vistos o instagram tem um retorno mais rápido....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello,
      Traz um retorno mais rápido e também faz-nos desacreditar mais rapidamente nos influencers e nas marcas.
      Beijinho

      Eliminar
  10. Olá!
    Muito sinceramente, em relação aos produtos no instagram, não me faz confusão. Acho que cada um sabe de si e se eu não gosto basta não seguir. Isto deve ser da idade, uma pessoa começa a ver os 40 de perto e deixa de ligar a uma série de coisas :P
    Quanto aos blogs, concordo que é uma pena perder alguns cantinhos que tanto gosto dá visitar...
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Acho que é importante sabermos ser fiéis a nós mesmos.
      Beijinho

      Eliminar