Domingos na Farmácia #7

domingo, setembro 11, 2016



Hello hello :)
Domingo é sinónimo de...? Rubrica em parceria com a Farmácia Nacional, patrocinadora aqui do estaminé. 
Hoje o assunto é sério, muito sério: ACNE! Quem não tem/teve um problema gigante de acne? Pois... Então este post é mesmo para vocês. O Dr. Ricardo Rodrigues, Diretor Técnico da Farmácia Nacional fala-nos deste que é o tema diário no dia a dia de muita gente.

Querem saber tudo? Deixo-vos com o texto que preparou para nós:

O verão está a terminar e, com ele, os dias de maior calor, com um sol brilhante e dias de céu limpo. No entanto, se, por um lado, o sol é responsável por nos causar uma boa-disposição contagiante, por outro, o sol poderá “mascarar” algumas patologias cutâneas, nomeadamente a Acne.

A acne é um transtorno cutâneo que afeta cerca de 85% dos adolescentes, sendo que alguns mantêm esse problema na sua vida adulta. Muito resumidamente, é uma patologia caracterizada por uma hiperatividade das glândulas sebáceas, levando a um estado de hiperseborreia; hiperqueratinização da epiderme (a camada mais superficial da nossa pele fica mais espessa); proliferação bacteriana, maioritariamente Propionibacterium acnes que, por sua vez, poderá levar ao desencadeamento de um processo inflamatório.

A acne apresenta as suas lesões mais a nível do rosto, podendo estar localizadas igualmente no peito e nas costas, sendo os casos mais graves no sexo masculino. Tal como todas as patologias que afetam a nossa pele ou o nosso cabelo, a acne tem um forte impacto psicossocial, uma vez que diminui a autoestima das pessoas, levando ao seu isolamento, dado não estarem no seu melhor estado e não gostarem de mostrar as suas lesões.

Como combater esta problemática?Os tratamentos podem variar entre cuidados de limpeza e hidratação da pele (acne ligeira) a tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios. Neste último caso, o tratamento é SEMPRE indicado por um médico dermatologista, sendo que qualquer tratamento antiacneico é um processo demorado, o que poderá levar ao abandono da terapêutica por parte de algumas pessoas. Independentemente do tipo de acne que uma pessoa possa apresentar, um cuidado muito importante e imprescindível é o uso de um protetor solar, de preferência com um fator de proteção solar elevado, pois o sol exacerba as lesões da acne.
Agora que já sabem um pouco mais sobre a acne, toca a tomar medidas e precauções. 

Já sabem que se quiserem encomendar algum produto farmacêutico, têm à disposição a Farmácia Nacional: encomendam online em dois dias têm convosco a encomenda. O melhor? O código de desconto na farmácia que o blogue oferece! Basta para isso que coloquem o código minnime na vossa encomenda para usufruirem de 5% de desconto na vossa compra na Farmácia.

Um beijinho*

You Might Also Like

6 comentários

  1. Que bom saber isto tudo! Nuncs tive acne mas sei que muita gente sofre desse mal :/

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Não sofri muito com ele...mas tenho uma filha quase adolescente, convém saber algumas coisas~! Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou a pessoa mais descuidada com a minha pele! Que horror! :(

    ResponderEliminar
  4. TheNotSoGirlyGirl...
    Infelizmente há muita gente que sofre com a acne.. :/
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Maria do Mundo...
    Sortuda... Eu passei mal com o acne (e às vezes ainda tenho crises de acne).
    Beijinho**

    ResponderEliminar