Mulher | Como É Desvalorizado Um Dia Importante? Opinião

sexta-feira, março 16, 2018


Depois das 1001 comemorações do dia da mulher, chegou a altura de vos falar deste fenómeno nacional!


Ainda bem que já passou o dia/a semana/o fim de semana comemorativo do dia da mulher. E questionam-se vocês, neste momento, se eu não gosto deste tão afamado dia, e eu respondo-vos que sim, que adoro. Não adoro é a desvalorização de que ele é vítima. “Assim como assim”, digo-vos que me sinto envergonhada. 

O desconhecimento é o que me envergonha…

Todos nós sabemos porque se comemora este tão conhecido dia, certo? Não, errado! A maior parte das pessoas a quem questionamos o porquê de se comemorar o dia da mulher não sabe ao certo o porquê desta comemoração. Já ouvi inclusivamente a frase “o que importa é jantar fora com as amigas e ver homens (semi) nus”. 

Mulher

Sim… Para muitas mulheres este dia serve apenas como mote para juntar umas amigas/colegas de trabalho, organizar uma jantarada e dançar noite dentro. E isto deixa-me chocada. Parece a história dos feriados: “Porque é que é feriado?” – “Não sei bem, mas o que importa é que não vou trabalhar”. 


Em pleno 2018, era da internet, não há desculpa para não googlar “o que é o dia da mulher?”. Rapidamente, encontramos uma série de informação relevante: século XIX, organizações femininas provenientes de movimentos operários protestavam em vários países da europa e EUA, lutas femininas por melhores condições de vida, de trabalho e pelo direito ao voto… 

Mulher

Ninguém pede que sejam uma enciclopédia e saibam de trás para a frente a história toda. Não! Pede-se que se saiba o básico dos básicos, o suficiente para não se fazer “figura triste”; o suficiente para não se dizer que importa é “ir jantar fora com as amigas, dançar e ver ‘gajos’ nus”. 


E depois é ver 1001 jantares sem sentido (durante uma semana inteira), pessoas que nem sabem o que estão ali a comemorar, pessoas que não têm noção da liberdade que têm neste momento, pessoas que deviam saber o básico e honrar um dia tão importante para o sexo feminino. E é um bocado isso que me aborrece.

Mulher


As iniciativas das marcas

A 8 de março, várias são as marcas que oferecem descontos ou até mesmo produtos/serviços ao sexo feminino. E eu questiono-me: mas não era suposto o dia 8 de março ser um dia de luta pelos direitos das mulheres, pela igualdade de género? Porquê esta distinção num dia que supostamente assinala a luta contra a desigualdade? 


É uma excelente iniciativa e uma forma de mimar as mulheres que, em pleno 2018, ainda lutam contra a desigualdade de género, porque sim, ainda existe MUITA desigualdade entre géneros, muita desvalorização do sexo feminino, muita empresa que paga mais aos homens do que às mulheres pela mesma função…


A desvalorização das influencers…

Quando as pessoas se assumem como “influencers digitais”, devem ter consciência do que significa estas palavras, este estatuto! Assim resumidamente, ser “influencer digital” é produzir conteúdo que utiliza nos seus canais para influenciar comportamentos na internet e fora dela. E isto de exercer influência sobre alguém é muito sério! 


Se a uma pessoa “dita normal” fica mal dizer que não sabe ao certo o que é o dia da mulher, a um “influencer digital” fica pessimamente mencionar que a loja X, Y e Z está a oferecer cremes, perfumes ou batons porque é dia da mulher, sem nunca mencionar a importância deste dia, sem mencionar o porquê desta comemoração… Acho feio e claramente uma falta de noção gigante.


No dia 8 de março ouvi uma conhecida youtuber pedir aos seus seguidores no instagram que lhe indicassem que lojas estavam a dar coisas. Alguns seguidores mencionaram lojas que estariam com X% de desconto em produtos. A dita youtuber fez um stories a dizer que tinham percebido mal, que queria coisas de borla, não descontos, porque esses havia todo o ano

Mulher

E eu fico chocada com este tipo de atitudes! Não só porque é uma dita “influencer digital” que desvaloriza um dia com uma conotação histórica muito importante, como ainda banaliza e dá a entender a todos que aquilo que lhe importa nesse dia são apenas os produtos gratuitos. E depois lá foi ela buscar o seu cremezinho a’O Boticário que era à borla e filmou tudo. 


Enquanto seguidora desta “influencer digital”, fiquei incrédula com os “stories” daquele dia… Podia ter enviado uma mensagem a frisar a importância do dia ou até mesmo a pedir-lhe que não desvalorizasse, mas não o fiz. Porque a pessoa certamente sentir-se-ia demasiado atacada e provavelmente iria expor-me como a “má da fita”. Eu seria atacada pelas "fãs" e ela iria continuar a sua vida, desprovida de noção, sem querer sequer saber da importância ou não do dia.

Finalmente acabaram as comemorações!

Sinceramente, ainda bem que terminaram as comemorações alusivas a este dia, ainda bem que já não há jantares sem uma lógica/comemoração séria, que já não tenho de ver os 1001 “stories” do strip do moço do restaurante ou da bebedeira “que a malta apanhou ontem à noite”. Ainda bem que por este ano já terminou, já ninguém aguentava.

Mulher

Mas não era mesmo bom que as coisas mudassem e a importância dada a este dia fosse outra? Que a comemoração fosse mais séria, mais sentida, mais verdadeira? Morreram pessoas a lutar por direitos que temos hoje em dia...! É um motivo assim tão grande para este tipo de atitudes que, no meu entender, são só estranhas? 


Afinal, estamos ou não estamos a desvalorizar um dia histórico? Estamos! E tu, és da equipa que nem sabe bem que dia é este ou da equipa que valoriza e conhece a história por trás do dia da mulher? Conta-me tudo nos comentários. 



You Might Also Like

10 comentários

  1. Só não coloco aqui o emoji a bater palmas porque o teclado do computador não tem. Sem dúvida que é isto. Sem dúvida que o dia é comemorado de forma errada, sem dúvida que se criou depois o oposto, as pessoas que dizem "ah o nosso dia é todos os dias". É , claro que é. Mas é tanto para mulheres como para homens. É importante saber porque é que o dia existe. e Não, não é para ver homens nus.

    parabéns pelo excelente post!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom post, parabéns!
    Para mim o dia da mulher é um dia igual aos outros já que continuamos a lutar contra esta desigualdade todos os dias.

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pela tua partilha, adorei cada palavra, como digo para mim é um dia igual ao outro, pois os dia da mulher é todos os dias
    Beijinhos
    Novo post (Compras & Recebidos) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. UAU! Nem tenho palavras quanto ao que a Influencer fez. Acho que hoje em dia têm fãs e acham-se a última bolacha do pacote sem ao menos o serem. Coisas de borla. Onde já se viu. Infelizmente são mais as pessoas que desconhecem os significados dos feriados, do que imaginamos. Tal como mencionaste, o que importa é ficar em casa, para essas pessoas. É triste mas é a humanidade que temos, onde não se agradece pelo que foi feito antes neste mesmo dia. Amei o post! ❤️ Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  5. Oi, Ana! Muito boa a sua reflexão. Infelizmente nem todos têm a compreensão de alguns significados da vida e menosprezam momentos importantes. O bom é que reconhecemos e podemos fazer a nossa parte! ;)

    obrigada pela visita ao meu blog!!

    beijos!!


    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo texto :)
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Alô :D Básicas mesmo :o Ahahah Porque, muito sinceramente, deviam estar num sono profundo quando lhes quiseram dar educação. Juro por tudo que só me ocorre isso no meio de tanta falta de educação. Coisas tão simples que, quando bem pensadas, fazem diferença nas outras pessoas. Um simples "olá" ou um breve sorriso podem mudar o dia a uma pessoa!
    Ahahah então somos iguais nesse aspeto :P

    Não sei se te vou chocar ou não maaaas, ontem aqui na minha cidade ainda houve um jantar alusivo ao Dia da Mulher. Não condeno quem participa nestes dias embora seja da opinião de que um dia como este é comemorado o ano inteiro :P O que mais intriga, mesmo, é as pessoas não terem muita noção daquilo que se foi passando até se chegar a este género de efemérides :P... Isso já são outros rosários, portanto :D

    Um beijinho :D

    NEW TIPS POST | LAST MINUTE GIFT GUIDE FOR FATHER'S DAY :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente e dou muito valor a este dia tão importante!

    Já sigo o blog :)
    Beijinho querida

    http://carolinarodi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Tens toda a razão Rita! é triste que muita gente não faça ideia de que para termos os direitos que temos hoje em dia houve muitas mulheres a morrer, muita gente que lutou e agora cabe a nós continuar a lutar até que haja igualdade!

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente, pessoas assim sempre existiram e vão continuar a existir. Relativamente à dita influencer, dá para perceber que não tem a mínima noção do que o Dia da Mulher significa (ou deveria significar). Acho bem que se "organize" este tipo de iniciativas, claro, mas sempre, SEMPRE, com o significado deste dia presente na cabeça das pessoas. O Dia da Mulher deveria ser bem mais que "ir jantar e ver gajos nus". Podem ver isso em qualquer dia do ano. Porque é que querem celebrar o Dia delas com isso? Enfim. Sem noção, mesmo...

    Beijnhos e parabéns pelo teu excelente post!
    Ricardo, O Pinguim Sem Asas

    ResponderEliminar