Festival | Como Vejo? Plágio? Erros? A Minha Opinião

segunda-feira, março 19, 2018


Festival

O Festival da Canção já terminou, já temos representante, mas foram as polémicas que marcaram o mesmo.

O ano 2017 marcou a passagem de Portugal pelo Festival Eurovisão da Canção. "Amar pelos dois", canção interpretada por Salvador Sobral, foi a favorita e venceu o concurso, a primeira vitória de Portugal no mesmo. Este ano as expectativas estão muito altas e já temos representante para a nova edição do conhecido festival. 

Festival

No post de hoje falo-vos das polémicas deste Festival da Canção e, claro, digo-vos a minha opinião sobre tudo, transparente e direta. Já passou algum tempo desde a final, mas nestas coisas gosto sempre de "estudar o assunto", "digerir" e só depois abordar. Dizer-vos apenas que isto este post reflete a minha opinião pessoal e pedir-vos que nos comentários respeitem as diversas opiniões sobre o tema :) 


Festival da Canção 2018 envolto em polémicas 

A primeira semifinal pautou-se logo por alguns pormenores que me fizeram impressão. Algo que me chamou logo à atenção foi a "cópia Salvador Sobral". Eu sei que isto é uma opinião muito pessoal mas, na minha opinião, o intérprete Janeiro, tentou assemelhar-se ao vencedor da edição anterior. Os gestos, a musicalidade, a interpretação e as piadolas… Não que seja mau, porque foi até dos meus favoritos, mas achei a cena da banana um pouco "too much". 

Festival

A primeira semifinal ficou ainda marcada por uma das grandes polémicas. Houve uma contagem errada dos televotos que fez com que a RTP anunciasse que a canção de Beatriz Pessoa havia sido apurada para a final ao invés da canção de Rui David. Esta confusão só foi desfeita no dia seguinte. Foi uma situação chata para ambos os artistas; para a Beatriz Pessoa porque afinal já não ia à final e para o Rui David porque nem pode comemorar o que "era merecido". 

No entanto é importante reconhecer valor à RTP por ter tido a coragem de "se colocar na boca do lobo" e ter assumido este "pequeno" erro. Acredito que noutros casos tivessem ignorado e assumido que "já está já está". Afinal não é fácil lidar nem com os artistas prejudicados, nem com o público que vota e se sente defraudado nestas situações. 

Festival

Festival da canção marcado pelo… Plágio!?! 

Muita tinta fez correr este Festival da Canção no que diz respeito ao plágio. O plágio é sempre uma coisa muito subjetiva, sobretudo na música… Há muita música por aí, há muita música que nos faz lembrar outras músicas eos artistas com certeza que se inspiram em músicas do seu estilo, em outros artistas, em composições, em sonoridades. É normal. Mas plágio é algo bem mais grave, é como que uma cópia quase integral. 

O caso do Diogo Piçarra (já na segunda semifinal), conhecido cantor do panorama nacional, foi o primeiro e aquele que gerou muitas polémicas. Primeiro o cantor foi acusado de plágio, depois negou e acabou por desistir do concurso. Diogo Piçarra foi acusado de plagiar a música "Abre os meus olhos" da IURD - Igreja Universal do Reino de Deus. Deixo-vos com os dois vídeos para que vocês possam ouvir e formar também a vossa opinião. 



Afinal a "Canção do Fim" é ou não um plágio da "Abre os meus olhos"? 

Pessoalmente não sou fã do Diogo Piçarra (desculpem-me quem é fã, não podemos gostar todos do mesmo). Não nutri grande admiração pela música que cantou e achei-a banal. É verdade que o rapaz canta bem, mas acho que não era de todo caso para acharem arrebatadora e muito menos para merecer os votos máximos do júri e do público (acho que aqui influenciou um pouco o ele ser conhecido). 

Festival

Mas há aqui uma coisa bem curiosa… A melodia é muito parecida à melodia das baladas do Tony Carreira (a título de exemplo) e não estou a brincar. Ouçam a melodia e retirem a voz do Diogo Piçarra. Agora acrescentem o Tony Carreira a cantar. Pois! Isso já era uma parolada, mas como foi o Diogo Piçarra a cantar, já toda a gente adorou… (Dá-lhe Tony!) 

Para mim é claro: a canção é plagio. A melodia por trás é exatamente a mesma, apenas mudou a letra. Não sou ninguém para julgar, mas neste caso ele foi o compositor e intérprete, ou seja, nem sequer pode alegar que apenas cantou algo que um compositor compôs para ele… Acho que por isso mesmo decidiu desistir do Festival da Canção (e sinceramente ainda bem porque íamos com esta música ao festival, que na minha opinião, volto a dizer, é banal). 

Festival

Canção vencedora também foi plagiada?!? 

Após apurarmos a música vencedora e que consequentemente irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, a música composta por Isaura Santos e (excelentemente) interpretada por Cláudia Pascoal, foi também acusada de plágio. A música em questão é "To Build a Home" da Cinematic Orchestra. Deixo-vos novamente com os dois vídeos para que vocês possam ouvir e formar a vossa opinião. 



Afinal é ou não plagiada a música que nos irá representar? 

Claramente que a música que irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, não é plagiada. Ouvimos uma, ouvimos outra e as semelhanças que encontro (para além da voz ser também ela delicada e suave) são que a "outra" música também é muito boa, também tem uma sonoridade fantástica e é linda. Provavelmente quem lançou o "bitaite" de que a música era uma cópia daquela, estava com uns copitos a mais… 

Acho que estamos francamente bem representados este ano. Ainda bem que o Diogo Piçarra acabou por desistir porque, com toda a sua popularidade, seria a sua música a representar-nos e penso que isso não seria positivo para o nosso país. Vi alguns vídeos de estrangeiros a reagir à "nossa música" e confesso que fiquei muito contente com o que disseram. Vi também que o nosso país é uma das favoritas à vitória (em 2º lugar). 

Festival

Festival da Canção 2018 - A minha opinião 

Quem não se lembra da música "Quero Ser Tua", interpretada pela Suzy e composta pelo Emanuel? Sinceramente quem me dera não lembrar… Que horror! Houve até Festivais da Canção que parecia que o que nos levaria longe seria o "pimba", mas temos de pensar que é um festival além fronteiras… Nem tudo o que por cá é "bom" ou "tradicional" resulta lá fora, e prova disso foi que a música nem à final passou. 


Este ano, as duas semifinais pautaram-se, no geral, por boa música, boas apostas musicais, bons compositores, boas composições e excelentes interpretações. Para mim destacaram-se 4 músicas: Sequin - "All Over Again", Janeiro - "Sem Título", Cláudia Pascoal - "Jardim" e Minnie e Rhayra - "Patati Patata". 

Qualquer uma das 4, seria uma ótima aposta para nos representar neste tão afamado festival, no entanto confesso que fiquei a torcer para que ganhasse a Cláudia Pascoal ou a Sequin (que já tive o prazer de ver ao vivo e é fantástica). Parece-me que estamos muito bem representados e por algum motivo somos já favoritos à vitória (apenas atrás da Itália). 

Festival

Portugueses em críticas e trocas de galhardetes 

Nas redes sociais é ver portugueses a criticar a música que nos vai representar. E porque não é boa, e porque a do Salvador é que era boa, e porque com esta música não vamos a lado nenhum (somos só favoritos à vitória, mas a música não presta), e porque a música é fraca, e porque o Diogo Piçarra é que nos ia representar bem, e porque isto e porque aquilo… UAU! Tenho visto verdadeiras discussões e trocas de galhardetes "por essa internet fora". 

Festival

Mas… Quando a música do Salvador Sobral foi selecionada para nos representar, supostamente foi a mesma coisa. Milhares de pessoas revoltadas a dizer que não íamos a lado nenhum com "aquilo" e que o Salvador Sobral era muito palhacinho e bla bla bla… No entanto, vencemos, PELA PRIMEIRA VEZ! Hum… Vamos esperar que a história se repita ou que pelo menos estejamos na final (o que para os péssimos resultados de Portugal anteriormente, já seria fantástico). 

Festival

Depois de termos vencido pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção (em tantos anos de participações) e de termos a responsabilidade de acolhê-lo este ano no nosso país, noto que os Portugueses estão mais interessados no festival, algo que se tinha perdido com o tempo (e com as péssimas prestações de Portugal). As expectativas estão muito elevadas e espero honestamente que seja um ano bom para Portugal. 

E vou-me "calar" que o post já vai longo. Espero que tenham gostado deste tipo de post, mais de opinião pessoal (totalmente transparente). Agora contem-me lá… Acham que a música que nos vai representar tem ou não possibilidade de ir longe neste festival?


You Might Also Like

11 comentários

  1. Olha que depois de ler a tua partilha da mesmo que pensar, confesso que não assisti ao festival da canção, mas tens razão no que dizes a letra de cada musica
    Beijinhos
    Novo post (Review Do Verniz) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente hoje em dia os portugueses vivem para o futebol e tudo o que seja fora da categoria, não presta. Infelizmente é esta a realidade. Só começam a acreditar quando as coisas começam a melhorar, e aí já temos os melhores do mundo.
    Temos sim uma possível vencedora para a Eurovisão, a música é linda!

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    <a href="http://www.melissasousa.com/2018/03/mito-ou-verdade-devemos-ou-nao-lavar-o.html”>MITO OU VERDADE: DEVEMOS OU NÃO LAVAR O CABELO TODOS OS DIAS?</a>

    ResponderEliminar
  3. Muito sinceramente este ano o festival tem-me passado um bocado ao lado. Mas a verdade é que em Portugal existe muita gente com dor de cotovelo.

    ResponderEliminar
  4. eu não acompanhei o festival da canção, só fui lendo sobre as polémicas de plagio e depois ouvi a musica no canal da eurovision. Eu achei a musica de portugal bem fraca comparada com as dos outros países. Amei a musica da Estonia, Países Baixos, Letônia Ucrânia, Hungria <3 pk, tenho muitas favoritas rsrs

    Com carinho Renata, | LuArtico |

    ResponderEliminar
  5. Cara, que legal esse programa! É tipo uma competição entre os compositores? Aqui no Brasil não tem nada assim, só competição entre cantores mesmo. Ouvi a música do garoto e a da menina e achei que as duas parecem bastante com as duas outras músicas, mas enquanto a dela lembra pela melodia, a dele lembra por... tudo. Parece mesmo plágio, uma pena. Adorei o post!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
  6. Cada vez mais polémica
    Todos os artistas são acusados de plagio..
    Já não existe autenticidade ou existe cada vez mais maldade?
    Enfim

    Beijinho querida
    BLOG: Carolina Rodi

    ResponderEliminar
  7. O festival da canção tem muito que se diga, e para mim existiu mais músicas plagiadas do que se disse. Eu gosto imenso da musica que foi escolhida e acredito que vão representar bem portugal, mas será que é suficiente? Só no final é que teremos uma resposta :b
    Sobre este festival, para mim foi uma tentativa de imitação do salvador xD

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  8. Não sigo muito estes programas
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Eu também achei plágio, intencional ou não a verdade é que a música é igual. Também nao sou fã dele. E nem achei a canção nada de especial. Contudo também nao ligo à nova musica. Mas também não ligo à do Salvador e ganhamos! Quem sabe? Tudo pode acontecer
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  10. Tenho de confessar que não tenho o mínimo interesse por este festival. Só de facto ouvi a canção do Diogo Piçarra devido à polêmica sobre a mesma. Ficou mais que visto que era de facto, plágio. De resto, não posso acrescentar muito mais, visto que nunca assisto ao festival. Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar