DOMINGOS NA FARMÁCIA #19

domingo, dezembro 11, 2016

Hello hello :)
Hoje um pouquinho mais tarde mas cá estou eu com mais uma rubrica de domingo: Domingos na Farmácia. Já sabem que a colaborar com esta rubrica está a Farmácia Nacional, mais concretamente o Dr. Ricardo Rodrigues.
O tema desta semana é um tema que muito me dá a volta à cabeça: constipação ou gripe? Vamos saber o que o Dr. Ricardo Rodrigues da Farmácia Nacional tem para nos contar sobre o tema :)

Tenho uma constipação ou gripe?

O tempo mais frio chegou e veio para ficar. A par disso, chega a época em que as constipações e as gripes chegam “em força”. Mas será que as pessoas sabem distinguir corretamente o que é uma gripe de uma constipação? Serão duas situações com os mesmos sintomas? Com o mesmo tratamento?

O que são?
A constipação é uma doença infeciosa contagiosa pouco grave provocada por vários tipos de vírus, pertencentes a várias famílias.
A gripe, por sua vez, e uma doença respiratória contagiosa aguda, que resulta de uma infeção pelo vírus Infuenza.

Quais os sintomas?
A gripe e a constipação não são a mesma doença. Assim como os vírus que as causam são diferentes, também os sintomas são diferentes.
A gripe manifesta-se de forma súbita pelo aparecimento de sintomas como o mal-estar, a febre alta, as dores musculares e articulares, as dores de cabeça e a tosse.
Os sintomas da constipação surgem de forma gradual. Ao contrário da gripe, os sintomas são limitados às vias respiratórias superiores e podes incluir: nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e doe de cabeça. Raramente ocorre febre alta ou dores no corpo.

Qual a forma de contágio?
As gripes e constipações são transmitidas através do contato direto com as secreções respiratórias das pessoas infetadas ou por inalação de gotas de saliva contaminadas suspensas no ar (expelidas ao espirrar, tossir ou ao falar).

Sabiam como distinguir a gripe e a constipação?

Um muito obrigada ao Dr. Ricardo Rodrigues e à Farmácia Nacional :) Não se esqueçam que se quiserem comprar na Farmácia Nacional (serviço rápido e eficaz) têm um código promocional aqui do blogue: minnieme

Beijinho e até para a semana :)

You Might Also Like

8 comentários

  1. muita gente confunde estas duas 'frutas da época'

    ResponderEliminar
  2. Eu pensava que a diferença entre a gripe e a constipação era a febre. Estava mesmo mal informada!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  3. Sempre um prazer participar na tua rubrica ;) Espero que perdure por imenso tempo (e que haja sempre temas importantes para divulgar e sensibilizar) ;)

    Biso,
    Ricardo, O Pinguim Sem Asas

    ResponderEliminar