Covid | Vamos Excluir 2020! Como Retirar Algo Positivo?

sexta-feira, outubro 16, 2020

Covid

"Graças ao COVID, 2020 é para esquecer!" - Parem de dizer estas coisas! 2020 também é ano!


Ouço e vejo várias pessoas dizerem que 2020 é um ano para esquecer, que o ano nunca mais termina, que não devia contar como ano, que foram só coisas negativas e tudo isto com a desculpa mais badalada de 2020: o COVID! Discordo de tudo isto, afinal sou sempre do contra não é? E não, não estou maluca! 2020 está a revelar-se o melhor ano da minha vida (e olhem que 2019 já tinha sido incrível).

Covid

Efetivamente, 2020 ficará para sempre marcado como o ano do COVID, da pandemia que veio colocar as nossas vidas em suspenso, que nos fez ficar de quarentena durante 2 meses, que nos fez ir às compras com 1001 cuidados e desinfetar tudo ao chegar a casa, que nos fez passar a Páscoa sozinhos, que nos afastou da nossa família, que nos obriga a usar máscara e suar do buço (como diz o meu querido Ricardo Rodrigues), veio complicar a economia do país, disparou o número de desempregados e fechou tantas e tantas empresas… Sim, são tudo "coisas más", mas ainda assim eu consigo ver o lado positivo disto tudo!

Covid

Fui só eu que passei a valorizar mais pequeninas coisas que antes não valorizava? Que percebi que estava a priorizar as coisas erradas? Que encontrei os verdadeiros motivos a valorizar? Não posso ter sido só eu. Um abraço passou a ter um significado do caraças, ver as minhas mães foi a melhor sensação do mundo, estar com o meu irmão e sobrinhos foi do caneco, estar com os amigos passou a ser um evento, ver as pessoas de perto passou a significar muito, passear na rua passou a ser incrível (não tivéssemos nós sido privados disso tanto tempo)… Coisas que antes tínhamos por garantidas e nem valorizávamos.

E depois 2020 tem-me mostrado que há coisas muito mais importantes do que o COVID e que a felicidade e o sucesso só dependem de nós próprios. Foi neste ano que todos consideram fatídico e mau que fiz a operação que tanto ansiava (e que já me fez perder 51,7kg), que comprei casa (esse projeto para a vida toda), que cresci enquanto pessoa e tive a certeza absoluta que a família está no topo das minhas prioridades e irá sempre estar. No fundo sinto que 2020 me permitiu conhecer-me melhor a mim própria.

Covid

2020 permitiu-nos ver muito mais além, mostrou-nos que aquilo que achávamos complicado na vida afinal é simples, que o que valorizávamos não tem valor nenhum, que devemos valorizar muito mais outras coisas... Posto tudo isto, parem de culpar o COVID e aproveitem 2020, retirem o melhor que conseguirem deste ano. Nunca mais na vida viveremos algo semelhante (pelo menos assim o esperamos). No fundo, tivemos o "privilégio" de vivenciar algo único, algo inesperado, algo que daqui a uns anos os nossos filhos vão aprender nas aulas de história. 

Numa altura em que ultrapassamos os 2000 casos diários, protejam-se!


Vamos lá parar de querer excluir 2020, dizer que é um ano péssimo, que só tem coisas más e usar o COVID como desculpa para tudo. Sabem uma coisa? Ainda têm 76 dias deste ano especial para o tornarem diferente e retirarem algo de positivo dele. Aproveitem!

You Might Also Like

5 comentários

  1. Sinceramente tem sido mesmo um ano de muitas provas e quero muito que acabe. A nível pessoal não pelo covid. Mas lá está, nem tudo é mau. Tem as suas coisas muito boas e estou como tu. Aprendi a dar mais valor às coisas, mudei as prioridades.
    Nem tudo é covid nem tudo é culpa do covid.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello,
      Sim, eu acho que podemos ter problemas e coisas más, mas não acho que o COVID é culpa de tudo.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Não digo que 2020 é um ano para esquecer ou que é um ano péssimo, mas tenho noção que não o digo porque não fiquei doente nem ninguém de quem gosto. Se calhar se tivesse ficado desempregada, se tivesse o meu casamento marcado e tivesse de anular a festa, se tivesse morrido um dos meus avós, se a minha mãe estivesse internada com Covid, se o confinamento tivesse levado ao divórcio, a minha opinião sobre este ano não seria a mesma. E compreendo que a quem estejam a acontecer coisas muito boas este ano, consiga ver este ano de uma forma ainda mais positiva. Mas da mesma forma que acho que não é justo que queiram que vejamos este ano como super mau, também não é justo que queiramos que os outros vejam este ano como um ano bom, porque ele realmente não o está a ser para muita gente.
    Além disso, nem toda a gente precisava de uma pandemia para dar valor a essas pequenas coisas. Eu já dava, já tinha passado por situações que me levaram a aprender isso, a pandemia não me trouxe esse ensinamento. :) Há quem não precisasse de aprender e há quem nem sequer tenha aprendido.
    Acredito que tenhas escrito o post a pensar nalguns casos particulares em que sentes que as pessoas só se queixam e sem grandes razões para isso (também conheço uns quantos e também sinto vontade de lhes dar um abanão) mas não acho que seja aplicável a todas as pessoas. Basta pensares como seria se as tuas mães estivessem internadas num hospital em Paris sem direito a visitas. Acharias fácil ver o lado positivo de 2020?
    Eu prefiro assumir que este ano é um ano estranho, que me roubou algumas coisas mas que me permitiu outras muito boas. É um equilíbrio. Como eu tenho dito aos meus pais "Só é um ano mau se um de nós ficar doente. Até lá é apenas um ano estranho." :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello,
      Sim, escrevi a pensar em casos muito específicos que acontecem e que tudo é culpa do COVID. O COVID não pode ser desculpa para estar a chover ou estar sol.
      Claro que se perdemos o emprego, morre alguém, coisas sérias e efetivamente ligadas ao COVID, obviamente que podemos culpar o COVID e devemos.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Ano 2020 não me trouxe nada de bom, aliás, só me tirou. Não consigo ver coisas positivas, já tentei e não consigo. 2020 será sempre aquele ano que me levou um pouco de mim :(

    ResponderEliminar