Terrorismo | Paris: Como Lido Com Esta Realidade?

sexta-feira, dezembro 14, 2018



Realidade

A 6 dias de aterrar em Paris a preocupação com o terrorismo chega...


Sempre que se aproxima a viagem para Paris, há algo que me deixa preocupada: o terrorismo. Infelizmente esta é uma realidade do país para onde vou, uma realidade que infelizmente tem marcado os últimos anos e, quer queira quer não, penso sempre nisso. Tento desvalorizar e acreditar que a segurança está reforçada, mas confesso que não deixo de sentir medo, sobretudo quando já lá estou.


Terrorismo

Esta semana deu-se o click quando estava a ler um post da Tété (do blog "Ando lá por fora... volto já.", que se não conhecem, não sabem o que estão a perder.)... A Tété vive em França e tem uma pequenina que está na escola lá. A dado momento do post leio "(...) tivemos uma reunião de pais (...) onde se falou d alguns exercícios de segurança que iriam ser feitos. (...) Um dos simulacros é de facto o que devem fazer em caso de incêndio, o outro é o que devem fazer em caso de invasão/atentado à escola."

Faz sentido mas não deixa de ser um murro no estômago!

Todos temos noção da realidade, porque temos, mas nem por isso reagimos melhor a isto... Como assim uma criança na EUROPA está a ser preparada para reagir em caso de atentado? É um choque, é uma chapada! O mundo mudou tanto em tão pouco tempo. E este post, aliado ao atentado que houve esta semana em Estrasburgo, fez-me pensar novamente no assunto e fez-me ficar nervosa.

Terrorismo

Uma das coisas que me deixa com maior sensação de segurança no que toca à temática do terrorismo é ver as forças policiais assim, tal e qual vêem na imagem, por todo o lado. Mal chegam ao aeroporto, pimbas, lá estão eles. Estão a passear tranquilamente nos Champs-Élysées, pimbas, lá estão eles. Claro que sei que isto não significa propriamente segurança, mas gosto e tento acreditar que sim para não panicar.

A Tété termina o texto dizendo "A Mini-Tété tem 3 anos e anda a aprender a reagir em caso de atentado. E eu só penso que raio de mundo é este em que a tive. PReferia que aprendesse o que fazer em caso de terramoto." e isto dá que pensar... E eu penso que mundo é este onde eu vou ter filhos... Que mundo assustador é este onde o terrorismo faz parte da nossa realidade?


E desse lado, lidam com o terrorismo? Têm medo? Quero saber tudo.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Tento sempre não pensar.
    O ano passado vivi o pânico de perto, quando suspeitaram que o prédio ao lado do meu trabalho tinha recebido uma bomba numa encomenda.
    Eu sou uma das pessoas responsáveis pela evacuação e não deixar ninguém e estava em pânico, mas manti a calma.

    ResponderEliminar
  2. Realmente… Uma criança a aprender o que deve fazer em caso de atentado deixa-nos a pensar. Não condeno que o esteja a aprender, atenção. Condeno sim este mundo, que faz om que isso seja necessário.

    ResponderEliminar
  3. Eu confesso que tenho medo do terrorismo... Parece que só há mais e mais atentados, sem fim à vista :| O mundo está a tornar-se num local cada vez mais inseguro :(

    Quanto à tua viagem, acredita que vai correr tudo bem :)

    Beijinhos grandes ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente é uma realidade em muitas partes do mundo e parece que cada vez mais vai chegar-nos alguma parte também. Tento não pensar nisso no dia a dia porque a verdade é que não posso fazer nada sobre essas situações. Se algo acontecer apenas no momento posso reagir da melhor forma. Acho que viver com medo não é a solução.

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
  5. eu estava em paris quando foi o charlie habdo e vivi muito de perto o terror e é horrivel. a sensação de inseguraça é mesmo muito estranha. e depois todos os procedimentos de segurança que existem para evitar na verdade não nos trás segurança nenhuma, bem pelo contrario. apenas mais alarme.
    Lembro-me de estar no metro, e de ver no outro lado da plataforma dois policias super armados, sabes? e de pensar "e se na verdade nao sao mesmo policias e se eles se passarem e começarem a disparar para este lado??" ....

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar