Banco Alimentar

quinta-feira, abril 07, 2016


Olá a todos :)

Cá está o tão aguardado post sobre o Banco Alimentar... Meu Deus, já andava a prometer desde início de março... Sorry.
Se querem saber a minha opinião sobre esta "resposta social", estão no sítio certo. Lembrem-se que é a minha opinião, baseada em coisas que já vi/vivi e que tal deve ser respeitada. Não serão aceites comentários insultuosos. Já perceberam que não venho falar bem certo?

Ora vamos lá ver...

Quando acedemos ao site do BA podemos perceber que este é uma resposta provisória quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e aos serviços sociais necessários... Lê-se também que os BA's são uma vocação, uma ética e um compromisso.
O que fazem os BA's? Estão ao serviço de outras instituições que lutam contra a fome através do fornecimento de bens alimentares, as instituições só têm de cozinhar e distribuir pelas pessoas pobres, com fome (como o BA apregoa).

Quem lê este tipo de coisas fica maravilhado, fica encantado... Muita é a lengalenda encontrada no site do BA, mas se por acaso estão à procura de ajuda, não é muita a informação por lá... Esqueçam...

O que me levou a escrever este texto? Ok... Vou fazer uma declaração polémica...

EU NÃO CONTRIBUO COM NADA PARA O BA!

Porquê? Simples... Tenho conhecimento que os bens NÃO SÃO bem distribuídos... E acreditem que não é um conhecimento do "ai ouvi dizer que isto ou que aquilo" ou do "disseram-me que era assim" tenho conhecimento de causa.

Então vamos a ver...

1. A maior parte das vezes são distribuídos alimentos às pessoas sem sequer ser feita uma análise à pessoa, pelo que tenho conhecimento de causa de pessoas que usufruem sem terem direito nenhum.

2. O BA distribui alimentos pelas instituições para que estas distribuam a quem mais necessita e que elas próprias usufruam desses alimentos cozinhando-os e distribuindo-os... Conheço várias instituições que recebem TANTOS mas TANTOS alimentos que não conseguem dar vazão aos mesmos e têm de optar por três saídas: distribuir em quantidades não recomendadas pelas pessoas, distribuir pelos funcionários ou jogar o excedente para o lixo.

Posto isto penso que não é necessário enumerar muitas mais coisas para perceberem que deixei de dar o que quer que seja para esta "causa" certo???

Não sei se mais alguém por esse lado também tem relatos maravilhosos (not) deste tipo, mas caso tenham façam o favor de deixar na caixa de comentários.

Atenção que como em tudo eu acredito que haja insituições que fogem a esta regra que aqui falo, mas por uns pagam os outros.
Relembrar também que isto é a minha opinião pessoal e que nem todos temos a mesma ok?

You Might Also Like

20 comentários

  1. A expressão 'Banco Alimentar' traz-me à memória a senhora Jonet.
    E enquanto não me esquecer do que ela disse, não há nada p'ra ninguém.

    ResponderEliminar
  2. Há uns anos atrás fui ajudada pelo BA e hoje, faço questão de contribuir sempre. Será que isso que relatas se passa em todo o país, ou será uma situação pontual?

    ResponderEliminar
  3. Por acaso já tinha ouvido falar de algo desse género...
    Nós contribuíamos e os alimentos mais apetecíveis ficavam com pessoas que estavam na rede de recolha do BA, por exemplo..

    Beijinho*
    Cristiana Teixeira ~ Pink and Sparkle

    ResponderEliminar
  4. a iniciativa é de louvar...só é pena que aconteçam situações dessas...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. eu contribuo e até já fiz parte de um staff de recolha

    ResponderEliminar
  6. Participo sempre nos supermercados e é uma experiência muito gratificante :)
    www.schoolcouture.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Neste momento estou a fazer UOI numa instituição situada na baixinha de Coimbra (Equipa de Intervenção Ergue-te) e (felizmente) é excepção, pois além de fazer uma distribuição ponderada (tendo em conta o agregado familiar, p.ex), faz também uma distribuição justa, pois para as pessoas beneficiarem da ajuda alimentar do BA, tem de cumprir com algumas regras...
    Mas já tinha perfeita noção que no geral à uma distribuição pouco justa por parte do BA e de semelhantes na distribuição de bens alimentares

    ResponderEliminar
  8. Honestamente não sei como funciona, mas já tinha ouvido falar de algumas situações tipo alguns alimentos ficarem com as pessoas na rede de recolha. Mas lá está, foi uma situação de "ouvi dizer", porque nunca presenciei nada. De qualquer modo, quando contribuo é com um pacote de arroz ou de massa, não me ponho a fazer compras à parva. Não que não gostasse de ajudar algumas pessoas que precisam, mas honestamente prefiro fazê-lo de outras formas porque ao menos sei que o que eu comprei foi realmente entregue. Mas também não consigo não contribuir de todo, porque sei que muita gente que precisa é ajudada pelo BA. Muitas situações podem ser duvidosas, mas o certo é que se ninguém contribuir at all, isso significa que quem sofre é quem precisa. Então prefiro beneficiar quem não precisa do que prejudicar quem precisa mesmo :/

    ResponderEliminar
  9. Fui voluntária e jurei que nunca mais daria e ajudaria... estive em alcantra e nada é o que parece, as pessoas que lá estão a ajudar levam as coisas para casa. Comem as coisas epah não me façam falar

    ResponderEliminar
  10. Observador...
    Infelizmente traz-me muito mais à cabeça do que isso... Que ainda é pior...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Lea...
    Basta procurares um pouco na net... Ou até mesmo nos comentários que colocam aqui...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Cristina Teixeira...
    É bom ler comentários destes porque sei que não sou a única a saber desta triste realidade...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Maria do Mundo...
    Eu e pelos vistos mais pessoas......

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. Isa Sá...
    Pois... Mas há mil e uma iniciativas semelhantes e que as pessoas não contribuem tanto por não ter tanta projeção...

    Bejijinho*

    ResponderEliminar
  15. Janny...
    Cada um faz a sua parte.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. Inês Elias...
    Mas tinhas noção desta realidade?

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  17. JLo*...
    Felizmente também já trabalhei num sítio assim...
    Era bom que o BA não fosse exemplo para ninguém.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Joana Rosa...
    É um bom ponto de vista. :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  19. Tim...
    Mas acho que devias falar... Porque se não dermos a conhecer ninguém saberá...
    Beijinho*

    ResponderEliminar