Polémica | Influencers Dão Más Dicas! Como É Negativo?

quarta-feira, julho 18, 2018

Polémica

A polémica de diversas influencers fez-me parar e pensar: afinal o que é um influencer e o que significa?


No final da semana passada, a Mafalda Sampaio (Maria Vaidosa), uma das primeiras youtubers que comecei a seguir, falou sobre como se sentia no pós parto, de como não tinha recuperado a forma física ainda, de como a "afetava"... Achei particularmente interessante pelo facto de se expor desta maneira e fazer com que quem a segue perceba que ali está uma pessoa "normal", como todos nós, e que a vida dela não é só linda e maravilhosa!

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Depois ela comprou umas bolachas que supostamente eram fit, mostrou no stories e a amiga Alice Trewinnard, nutricionista, alertou-a de que as bolachas eram extremamente processadas e nada fit. A polémica instalou-se e começaram a surgir pessoas a dizer que comer tostas integrais ao pequeno almoço é que era, outras a dizer que tostas tinham de ser com uma peça de fruta, outras a dizer que fruta nem pensar... Enfim, uma salsichada de pessoas que passaram ao lado de uma grande carreira de nutricionistas... E a Mafalda, talvez na sua boa vontade, lá ia partilhando as coisas nos stories...


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Até que a Mafalda partilhou num stories a seguinte frase: "Na verdade percebo zero de nutrição e não faço a mínima ideia de como ter uma alimentação saudável... E isto preocupou-me. Se não percebe de nutrição, porquê abordar um tema tão sensível e que interessa a tanta gente? E foi aqui que eu parei para pensar e perguntei-me:

Mas afinal o que é isto de ser influencer? O que significa?
Que consequências pode ter? Estão conscientes?



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Hoje vejo a Mariana Soares Branco, que comecei a seguir em virtude da situação da Maria Vaidosa, a falar de outra polémica: os sumos detox. Os stories estão disponíveis por 24h e penso que ela até criou um destaque, ora espreitem aqui @marianasoaresbranco.

Ela basicamente desmistifica a questão dos sumo detox e de como são uma grande treta. Explica tudo direitinho, fala com conhecimento, fala do que sabe e fala muito bem. Critica claramente as influencers que dão a cara por este tipo de produtos porque estão a influenciar negativamente para uma coisa que não é tão boa como fazem aparentar (e que infelizmente muita gente compra e é influenciada).

No caso, a Mariana Soares Branco fala da marca Drink 6 pois é a que Joana Vaz (outra conhecida influencer) está a promover. A médica avaliou a tabela nutricional, a composição e mais uma série de coisas e explica mesmo que os sumos em nada são benéficos para a saúde pois estão cheios de açúcar e que só fazem perder peso porque os 6 sumos de ingestão diária têm quase menos 1000 calorias do que o recomendado ingerir (no caso de uma mulher).


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Fala ainda das 10 razões que a marca aponta no site como as "10 razões para fazer a dieta detox" que, como podemos ver pela imagem em cima, são completamente ridículas e sem fundamento científico. O pior disto tudo? É que as influencers que promovem este tipo de produtos (entre elas Joana VazVanessa AlfaroRita Pereira e Cristina Ferreira) levam as pessoas a gastar no mínimo 45€ (plano detox para um dia)... E é sobre esta (falta de) responsabilidade que a Mariana fala nos stories dela. E mais uma vez voltei a fazer-me as mesmas questões:

Mas afinal o que é isto de ser influencer? O que significa?
Que consequências pode ter? Estão conscientes?


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Para mim, isto de ser influencer é uma coisa muito séria. Ser influencer é isso mesmo: influenciar! Há quem influencie 1000 pessoas e há quem influencie 330 mil como o caso da Mafalda Sampaio ou 120 mil como o caso da Joana Vaz. E a partir do momento em que consideramos que influenciamos alguém temos de ter muito cuidado, muito filtro, ser coerentes e saber do que falamos... 

Lançar informação errada pode ser muito grave... No caso da Mafalda Sampaio, acredito que um monte de seguidoras tenha comido o que ela inicialmente indicou e que ache que isso é que é brutalmente saudável. Pior: pessoas que nem viram as correções e que fazem do que viram regra, erradamente. E isto gente, é muito muito grave! Hoje foi com umas bolachas/tostas integrais, amanhã podia ser com algo bem mais grave.

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O caso da polémica dos sumos detox não é de agora e, para mim, é altamente gritante. Ver figuras públicas a promover isto é o mesmo que ver o anúncio da Master Cooper e depois ler 50 mil pessoas a reclamarem que a frigideira não cumpre com o que promete.... A sério? A sério que as pessoas fazem tudo para ganhar meia dúzia de trocos e uns sumos à borla? Sim, é verdade.

As consequências de uma influencer com tantos números promover algo erradamente, podem ser dantescas. Porque efetivamente as pessoas deixam-se influenciar. Quantas pessoas terão ido a correr ao site da Drink 6 e comprado o plano detox para 1 ou até para 5 dias (185€ gente!!!). Será que quando promovem este tipo de coisas pensam nas consequências negativas? Será que têm consciência do que é promover uma coisa destas? Não estamos a falar de uma peça de roupa, estamos a falar de saúde.

Já tinham pensado sobre tudo isto?


Era só isto que queria dizer... Acho que as altas influências deviam refletir um pouco no que é realmente ser influencer e na responsabilidade social que isso acarreta. Qualquer dia vamos ter um curso de "influencer" porque não é algo simples e começa a ter muito que se lhe diga.

E por aí, qual é a vossa opinião sobre esta polémica dos influencers não se preocuparem 100% com o que passam?

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7 comentários

  1. No caso das figuras públicas, muitas são pagas pela marca para promoverem/publicitatarem o seu produto - coisa perfeitamente "normal" e, de certa forma, expectável. Não há garantias que as mesmas façam ou usem aquilo que estão a promover, mas como estão a ter algum rendimento disto, aproveitam e "querem lá saber". Relativamente à polémica de influenciar erradamente os seus seguidores, tu conheces-me e sabes perfeitamente qual a minha opinião sobre estas pessoas ditas "influencers" que têm muitos números e consciência zero: uma pessoa quando não sabe do que fala, cala-se! Se lhe pedem conselhos sobre determinado assunto e não sabe responder, encaminha a pessoa ou aconselha a falar com um profissional devidamente qualificado.

    No caso da Mafalda (assim como tantas outras - não é um ataque pessoal à Mafalda que não me fez mal nenhum), ela agiu mal. Por mais inocente que tenha sido a sua intenção, agiu mal. Se não sabe nada de nutrição, não fala, não abre a boca para dizer seja o que for. Ela certamente tem noção que mesmo não estando directamente a influenciar os seus seguidores, acaba, sempre por influenciar. Erradamente. E pode acarretar alguns problemas graves (não é o caso, mas temos de pensar no todo e não no particular). Se um dia elas vão ter consciência? Duvido. Valores financeiros e comerciais falam mais alto.

    E é esta a minha opinião (que já vai longa).

    Beijinhos,
    Ricardo, O Pinguim Sem Asas

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  2. Eu concordo com o Ricardo. Infelizmente há muitas figuras publicas a serem pagas para fazer "publicidade" a um produto, sendo ele bom ou mau. Mas isto dos influenciadores digitais é como dizes: influenciamos o nosso publico alvo, por isso devemos ter muita cautela no que escrevemos/dizemos. Ou sabemos do assunto e falamos abertamente ou estamos caladas e reencaminhamos o assunto para quem percebe realmente do assunto.
    Beijinhos
    Miss alebana

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  3. Pessoalmente, acho que o problema não está nos influencers (modernices...), mas nas pessoas que os seguem cegamente. Antes de aparecer essa moda parva de ser influencer, era considerado uma qualidade as pessoas pensarem pela própria cabeça, formarem as suas próprias opiniões e não se deixarem influenciar por outros. Se as pessoas usarem a massinha cinzenta que lhes foi dada à nascença, fazem pesquisas e perguntas a profissionais das respectivas áreas antes de dizerem amén a tudo o que os influencers recomendam só porque são "famosos". Muitas pessoas dessas são pagas para fazer publicidade e por esta altura já toda a gente devia saber que muita dessa publicidade é enganosa... ainda assim, mesmo que não sejam pagas e dêem uma opinião de leigo, ninguém é obrigado a seguir, ou é?

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  4. Eu tenho a mesma opinião que o Ricardo! Quando vi os stories fiquei um bocado parva. Não sabem mais vale mesmo estarem caladas que é o que eu faço!

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  5. Claro que quando não se sabe do que fala mais vale não falar, principalmente quando se tem muita gente que nos toma como exemplo.
    As crianças e jovens são mais facilmente influenciadas mas os adultos já deviam ter alguma noção e bom senso e não ir a correr comprar tudo o que vêm outros a publicitar por vários motivos 1) um produto não reflecte toda a rotina de alimentação e exercício daquela pessoa 2) somos todos diferentes e o que funciona com uns não funcionará com os outros 3) as pessoas são pagas para fazer publicidade e nem toda a gente é como tu ou a Maria do OhMaria, que fazem reviews reais e se não gostam de algo ou não funciona com vocês, dizem.
    Em relação aos sumos eu sempre achei péssima ideia, consumir kilos de vegetais e frutas num só sumo filtrado significa que ficam apenas os açucares e vitaminas e pouquíssima fibra o que deve ser péssimo para os picos de glicémia. Agora aliado a uma dieta variada e equilibrada como algumas pessoas fazem, se as faz sentir bem tudo bem mas não como forma de emagrecimento.
    Eu não sou nutricionista, sou uma curiosa geral por todos os assuntos que dizem respeito à saúde humana mas também tenho dois dedos de testa e nunca fui muito de seguir modas e tendências...
    Resumidamente claro que há que ter cuidado com o que se publica mas também há que educar as crianças e alguns adultos a serem críticos e terem bom senso ;)

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  6. Eu concordo que as influencers tenham um papel fundamental na "publicidade" de produtos. Ou seja através delas o produto chega a um maior número de pessoas, e evidentemente que é esse o objetivo de qualquer produto. Também acho que devam estar minimamente informadas sobre o que falam. Mas a questão aqui é que lá por haver uma, ou duas, ou mil, ou milhões de influencers a dizer que aqueles sumos detox é que são um espetáculo, nós vamos comprar. Malta nós não não temos uma cabeça só para estar agarrada ao corpo. Se queremos experimentar o mesmo que elas temos de fazer uma pesquisa para saber se aquele produto se adequa a nós e por exemplo se não vamos dar cabo da nossa poupança só porque aquilo é uma verdadeira fortuna para as nossas posses. É a tal história lá porque o amigo se atirou abaixo da ponte não quer dizer que nós façamos o mesmo.
    Para mim o real problema aqui não é quem fala daquilo que não sabe. É quem compra sem saber o que está a comprar. Não são os outros que são responsáveis por nós. Sinceramente, esta falta de incentivo de pôr a cabeça a funcionar é só triste!
    https://jusajublog.blogspot.com/

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  7. É verdade que a polémica está instalada em torno das influencers. Acho que a culpa acaba por estar em ambos os lados: as influenciers deveriam pensar bem no que dizem antes de publicar, sendo que deveriam abordar os assuntos com conhecimento de causa, mesmo sendo pagas.
    Por outro lado, temos os seguidores das influencers, que sabem perfeitamente que muitas vezes estas são pagas para falar de determinados e produtos e, ainda assim, deixam-se levar pelo o que é dito.
    Neste caso em particular da alimentação, as nutricionistas e profissionais da área é que possuem conhecimento para o fazer, mas, ainda assim, há muita dessa gente que também publicita "sumos detox" e afins que na verdade não são tão saudáveis como dizem. Tudo vai dos princípios da pessoa... ou se rege pela regra de partilhar conteúdo útil ou pelo maior número de parcerias possível.

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.com/

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