Casamento | Como Escolher As Damas De Honor? Dicas

quarta-feira, fevereiro 21, 2018

Casamento


O casamento é, atualmente, um dos temas favoritos por aqui e hoje falo-vos de "damas de honor", das minhas!


Num dos últimos posts do blog, onde expliquei o que se andava a passar para andar mais distante, disse-vos que tinha andado a preparar algo para o casamento e até vos desafiei a a tentar adivinhar. Ninguém adivinhou :) Pois bem, acho que neste momento já perceberam que foi algo relacionado com as "damas de honor".

Quando comecei a pensar em casamento, uma das primeiras coisas que tive a certeza foi que queria ter damas de honor. Fazia sentido para mim. A função de "dama de honor" é atribuída às amigas mais especiais, aquelas que fazem parte da nossa vida e que queremos que tenham um lugar de destaque no nosso dia e eu sempre soube que queria ter no meu casamento.

Casamento

Não foi fácil perceber quem queriam que fossem as minhas "damas" porque no início a vontade de convidar "meio mundo" é muita, mas depois percebi que tinham de ser aquelas amigas que são mesmo próximas, que me acompanham há anos ou que me "viram crescer". Decidi então que queria ter 6 damas. As 6 amigas que fazem sentido ter um lugar especial no meu grande dia.

Quando pensei na escolha, pensei em fazer o convite cedo, o mais cedo possível, pois queria que pudessem participar em todo o processo, nas escolhas, nos preparativos, em tudo...! Mas o convite fui adiando o convite, ora porque não tinha tudo o que queria para fazer a surpresa, ora porque achava que ainda não era o momento... No dia 8 de fevereiro, fiz o convite a 4 das 6 damas (as outras irei fazer mais tarde).

Casamento

Preparei o convite todo manualmente, imprimi muito carinho em tudo, quis que percebessem que era mesmo algo muito especial, e perceberam. Preparei uma caixa com alguns pormenores ligados ao tema do casamento (que não vou revelar porque as outras damas lêem o blog), o convite e um balão e a reação de todas foi fantástica. Muito mais emotiva do que eu esperava (afinal já todas estavam a contar).

Mas escolher as "damas de honor" tem muito que se lhe diga... É importante perceber se as pessoas querem fazer parte do "dia C" desta forma especial, se querem juntar-se nesta aventura, se faz sentido para elas... Não somos todos iguais. E depois é preciso que todas estejamos em sintonia, que partilhemos opiniões de forma saudável e, sobretudo, que concordemos em todos os pontos (ou pelo menos cheguemos a um consenso).

Casamento

As dicas que dou para todo o processo relativo às "damas de honor" são simples:
- Escolhe pessoas que façam realmente sentido
- Partilha ideias com todas
- Ouve sempre a opinião de todas
- Troca impressões e chega a consenso
- Define os pormenores logo de início (se queres que vão vestidas de igual, o tipo de vestido, a cor, as funções, em que queres que ajudem, como será no dia)
- Prepara tudo com amor e carinho
- Define o que pretendes que aconteça no dia e informa-as
- Percebe o lado delas


E o mais importante... Divirtam-se!

Afinal o casamento é um dos dias mais especiais da vida de alguém e quando se escolhe um grupo tão especial de amigas para partilhar a felicidade deste dia, o mais importante é divertirem-se! No meu caso foi muito fácil organizar tudo com todas (pelo menos as 4 primeiras :p e tenho a certeza que será com as outras duas também) e espero que seja uma aventura que me lembre durante muitos anos.

Casamento

As restantes "damas de honor" provavelmente ainda nem sabem que o serão (ahah) e só ainda não fiz o convite porque uma delas não faz de todo parte do grupo (das 4 que já convidei) e a outra também só esteve esporadicamente, então quis preparar algo mais intimista e por isso deixei o convite das duas "para depois" (mas gostava que acontecesse antes do mês de maio). Vamos lá ver.

Posso adiantar-vos que as minhas damas vão vestidas da mesma cor mas o modelo será à escolha de cada uma, vou preparar alguns miminhos para elas no "dia C" e vamos fazer uma viagem juntas (em género de despedida de solteira) a um local que eu AMO, que me é tão especial e onde vou regularmente (e se vocês pensarem um pouquinho, chegam lá). Tenho a certeza que será uma grande aventura!

Casamento

Obviamente que o noivo também vai ter os seus "damos", como eu apelidei carinhosamente, mas isso já são negócios de rapazes ahahah (convenhamos que eles são um pouco diferentes de nós raparigas). Mas ele está igualmente entusiasmado.


Como já perceberam, ninguém adivinhou o que andava a tramar para o casamento. Muitas disseram que eram os convites, mas esses ainda falta muito tempo (acreditem!). E para vocês, "damas de honor" no casamento fazem sentido: sim ou não?

You Might Also Like

38 comentários

  1. Respostas
    1. Acho que é algo muito especial e quem tem verdadeiras amigas deseja :)

      Eliminar
  2. Vais a Paris com elas? Se for... UAUUUUU! Se não for aposto que será divertidíssimo na mesma, pois o que faz os lugares são as pessoas :)

    ResponderEliminar
  3. Todo o sentido e já sei bem quem quero ao meu lado também no meu grande dia daqui a alguns anos ❤️😍

    ResponderEliminar
  4. Certamente que vai ser um momento único e realmente só faz sentido teres perto de ti as amigas que sempre estiveram ao teu lado.

    ResponderEliminar
  5. Acho que o teu dia vai ficar para historia de quem vai, espero que corra tudo bem e como sonhas
    Beijinhos
    Novo post ( Conjunto De Um Look ) // CantinhoDaSofia /<a
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Tenho 2 anos e o ano passado fui convidada para dama de uma amiga de infância, apesar de não estarmos muitas vezes juntas.
    Primeiro foi uma honra e uma emoção enorme ter-me escolhido, segundo foi um sentimento tão bom ter participado naquele casamento de uma forma tão especial que cada vez que penso nisso sinto-me ainda mais feliz.
    Adorei a consideração, a amizade. os momentos e todas as emoções vividas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que um convite destes é algo bastante importante é que representa muito mesmo. Beijinho

      Eliminar
  7. Para mim, também faz sentido ter damas de honor quando casar! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Essa caixinha parece ter sido bem fofinha :D De certeza que vai ser um casamento lindo e que tudo vai correr bem!

    Beijinhos,
    Yellow Rain

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou ansiosa para vos mostrar, mas só quando todas tiverem recebido :) beijinho

      Eliminar
  9. No meu caso, não fazia sentido. Acho também que dependo do estilo de casamento que vais fazer. :) O nosso casamento foi à tarde, com 100 convidados, a festa numa quinta pequena e intimista, em que um ipod serviu de DJ. :) Não fazia sentido num casamento como fizemos haver certos pormenores como damas-de-honor. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo totalmente :) se tivesse um casamento mais reservado talvez também não tivesse. Beijinho

      Eliminar
  10. Eu também quero imenso ter damas de honor!! Acho que faz sentido, mas depende do tipo de casamento também!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que nem tenho amigas suficientes para ter damas de honor xD só se tiver damos de honor... acho que quando for a minha altura, vou optar só por madrinha... na minha vida faz mais sentido. Mas gosto de ver nos filmes românticos ahahah e supostamente fui convidada para ser de uma colega de escola... mas entretanto ela percebeu que não tinha dinheiro para casar e adiou o casamento 1 ano ou 2.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que independentemente de tudo, temos de fazer o que nos faz feliz. No nosso caso os damos também serão muito importantes :) beijinho

      Eliminar
  12. Nomeei-te para o The Entertainer Blogger Award... se quiseres responder podes ver aqui: https://entrechavenasdecha.blogspot.pt/2018/02/the-entertainer-blogger-award.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ainda bem que deixas o modelo ser à escolha delas... Todos temos corpos diferentes e os vestidos assentam de forma diferente ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente por isso. Cada corpo è um corpo e ter alguém descontente no dia seria péssimo.
      Só meti uma condição: um vestido o mais confortável possível para cada uma para podermos ir NOITE DENTRO 😍😍

      Eliminar
  14. Nós concordamos totalmente que faz todo o sentido. É um dia especial, para ser partilhado com os mais especiais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é um dia que também faz sentido destacar quem mais gostamos

      Eliminar
  15. È bom escolher as melhores amigas pra fazer parte desse momento único e especial.
    Seguindo https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Já fiquei motivada a querer ter damas de honor no meu casamento também (um dia daqui a uns anos), mas sim, tem mesmo de ser pessoas com quem nos identificamos e, acima de tudo, confiamos e gostamos!

    ResponderEliminar
  17. Para mim fez-me todo o sentido ter damas de honor no meu casamento. Juntei as minhas amigas de sempre e as minhas duas amigas mais próximas atualmente.

    Confesso que não foi fácil conseguir conciliar os gostos, opiniões e desejos de todas...mas no grande dia correu tudo muito bem, e acima de tudo divertiram-se muito e também lhes foi um dia especial :)

    Beijinhos e bons preparativos *
    by Tatiana
    Sorrir e Sonhar por Mais Blog | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  18. É uma fase tão gira a preparação do casório :) <3 aproveitem muito,é mágico.
    Eu decidi não ter damas porque o meu casamento era muuuuuuuito económico (e afinal isso também conta) e porque tinha dificuldade em imaginar as meninas que quereria comigo nesse papel. Ao contabilizar eram muitas e isso não fazia sentido. Lá está, é para cada um como cada um sentir que tem de ser então acho que fazes muito muito bem em ter as tuas damas :) divirtam-se muito.

    Vão a Paris não? :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, depende sempre do resto. Acho que na tua opinião optaria pelo mesmo :)

      Eliminar
  19. Adorei as dicas... Eu cá se casar adorava ter damas de honor ficam sempre lindas no casamento e nas fotos!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/tag-eu-nunca.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar