Como Ganhar Um Protetor Solar | Domingos Na Farmácia (34)

domingo, junho 25, 2017


Como

Hello hello :) Queres saber como ganhar um protetor solar?

Muito se fala que os protetores solares com SPF (Sun Protector Factor ou Fator de Proteção Solar) 6 não servem para nada e que não se entende como é que as pessoas usam nem porque usam... Hoje o Dr. Ricardo Rodrigues da Farmácia Nacional, vai contar-nos um pouco mais sobre estes protetores. Bora?

Os dias quentes chegaram e, com eles, as idas à praia, ao jardim, piscina e outras atividades ao ar livre. Com isto, obrigatoriamente, nos vamos expor ao Sol.

Um dos cuidados essenciais de quando nos expomos ao Sol é o uso de protetor solar com um fator de proteção adequado ao tipo de pele, à hora a que nos expomos, e tendo em conta se estamos nos primeiros dias de exposição solar ou não.

Existem diversos fatores de proteção solar, sendo que quanto maior o fator, maior a proteção que nos confere. Por exemplo, uma pele clara, nos primeiros dias de sol, idealmente, deverá optar por um fator de proteção solar 50+. Por outro lado, uma pessoa com uma pele mais escura, que já se expôs ao Sol durante dois meses e nas últimas horas do dia, poderá utilizar um fator de proteção solar 6.

Apesar de parecer um contrassenso, um protetor solar com SPF6 poderá ser utilizado com segurança desde que cumpram alguns dos requisitos enumerados anteriormente: tons de pele escuros, depois de alguns meses de exposição e SEMPRE ao final da tarde quando a radiação solar já não é assim tão forte. Mas sempre atendendo que devemos reaplicar o protetor solar de duas em duas horas e sempre depois de irmos dar um mergulho (que nos sabe tão bem), nunca dispensando o uso de chapéu e de óculos de sol.


Como

E sem mais conversa...

O blogue e a Farmácia Nacional dão te oportunidade de ganhar um de três protetores solares Sunific Solaire da Lierac SPF6. Tudo o que tens de fazer é:



- Seguir o Instagram da Farmácia Nacional (@farmacianacionalpt)
- Seguir o Instagram do Blogue (@minnieme_blog)
- Comentar a foto do passatempo no instagram identificando 3 amigos (https://www.instagram.com/p/BVxFGkdAVXV/?taken-by=minnieme_blog)

O passatempo termina no dia 7 de julho às 23h59.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Um passatempo maravilhoso mas há aí uma informação que não está correcta (dentro do que aprendi).
    O SPF ou FPS é em tempo, ou seja, se a tua pele aguenta ao sol sem queimar 10m (um mero exemplo), um fps de 6 (no caso deste sorteio), vai multiplicar esse tempo por 6x, ou seja vais poder estar 60m ao sol sem queimar. Claro que a tolerância das pessoas brancas é muito menor daí a precisarem de reaplicar mais vezes e um fps mais alto é melhor porque "dura mais tempo" :)

    Beijinhos e desculpa o mega comentário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, o FPS é medido em "tempo" (se quisermos ser lineares). Corresponde a "quantas vezes mais" aguentamos sem que a nossa pele fique queimada pelo sol, ou seja, até causar eritema solar.

      Quanto maior o FPS maior a protecção contra a radiação UV. Uma pessoa com pele branca poderá usar um FPS6, sem "problema". A questão é que não vai fazer mais nada a não ser reaplicar o protector solar durante a sua estadia na praia, nas piscina ou a dar um passeio. No entanto, precisamos de entender que nem tudo é assim tão linear. Nem sempre podemos considerar o FPS como um factor multiplicativo de tempo. Existem diversas variantes e devemos ser responsáveis aquando a nossa exposição ao Sol e escolher um FPS de acordo com a nossa pele, tempo de exposição solar e hora a que nos expomos.

      Minnie, desculpa o comentário mas precisei de intervir ;)
      Beijinhos,
      Ricardo, O Pinguim Sem Asas

      Eliminar