DOMINGOS NA FARMÁCIA #11

domingo, outubro 09, 2016




Hello hello, bom domingo a todos :)
E o que é que estamos aqui a fazer ao domingo tão cedo? Fááácil! Domingo é dia da rubrica "Domingos na Farmácia", a rubrica que já ninguém perde e onde todos ganham (muitos conhecimentos). 
Desta vez o Dr. Ricardo Rodrigues da Farmácia Nacional, vem falar-nos numa coisa que eu pessoalmente ODEIO: a gripe! Quem não quer saber o que tomar em caso de gripe? Ou onde nos podemos vacinar? Ou até mesmo se há alguma contraindicação...


Outubro chegou e, com ele, começa a vacinação contra o vírus da gripe. A gripe é um importante problema de saúde pública e é a principal doença do adulto que pode ser prevenida pela vacinação, Com o início da estação fria, reaparecem os típicos alertas para a importância da vacinação. A vacina da gripe é o método mais eficaz e seguro de prevenir esta doença e as suas complicações.

Quem deve tomar?
A vacinação é fortemente recomendada para os grupos prioritários, que são pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, como os lares de idosos, por exemplo.

Apesar das vacinas da gripe terem uma composição muito semelhante às dos anos anteriores, os indivíduos incluídos nos grupos de risco devem voltar a vacinar-se todos os anos, pois a resposta imunológica à vacina não é duradoura.

Onde nos podemos vacinar?
Para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, a vacina da gripe é administrada gratuitamente nos centros de saúde. Para os restantes indivíduos, e mediante apresentação de receita médica, poderão adquirir a sua vacina contra o vírus da gripe em qualquer Farmácia. Mais ainda, poderão ser vacinados em qualquer Farmácia por um profissional de saúde devidamente qualificado para a administração de vacinas (Farmacêuticos e Enfermeiros).

Existem reações adversas?
Sim. Tal como em qualquer outra vacina ou medicamento, existem efeitos adversos. Uma vez que o vírus se encontra “adormecido” na vacina, ao ser administrada, poderá desencadear um perfil de “falsa gripe”, ou seja, dores de cabeça, corrimento nasal ou fadiga muscular. Em casos mais graves, poderá ocorrer choque anafilático.

Quem não deve ser vacinado?

Pessoas que apresentem um quadro febril e/ou que estejam a tomar antibioterapia.

E pronto, mais um domingo cheio de conhecimentos adquiridos.
Já agora convém não se esquecerem que têm 5% de desconto na Farmácia Nacional utilizando o código promocional aqui do blogue: minnieme
Só não poupa quem é tolo :)

Beijinho beijinho e até para a semana :)

You Might Also Like

1 comentários

  1. Óptima dicas. Por acaso o ano passado não tive gripe. Vamos ver se este ano consigo a mesma proeza :)
    Beijinho* Confissões de uma Pecadora by Valentina

    ResponderEliminar