DOMINGOS NA FARMÁCIA #9

domingo, setembro 25, 2016


Hello hello :)
Domingo, 10h da manhã... Rubrica da Farmácia Nacional aqui no blogue :) E desta vez o tema é bem curioso.
Sabiam que na farmácia não se compram só medicamentos e outros produtos? Sabiam que as farmácias têm muito mais a oferecer? Ah pois é!


Nas Farmácias de Portugal podem encontrar um variadíssimo número de serviços, desde medição dos parâmetros bioquímicos e fisiológicos (glicémia capilar, colesterol total, ácido úrico, entre outros) até elaboração de testes de gravidez.

Um dos serviços que podem encontrar em algumas Farmácias é o Teste de Infeção Urinária. Este não é mais que um teste objetivo, ou seja, determina apenas a presença ou ausência de uma infeção urinária, com base em três parâmetros – nitritos, leucócitos (glóbulos brancos) e proteínas. Numa mulher (género mais afetado por esta patologia) saudável, a urina é estéril, desprovida de elementos estranhos. A presença de nitritos, leucócitos, proteínas ou até mesmo sangue, podem revelar uma infeção urinária. Esta não é mais que uma inflamação do trato urinário (uretra, bexiga, ureteres e rins), sendo as bactérias causadoras desta inflamação são geralmente bactérias intestinais.

Os parâmetros que o teste identifica não estão presentes na urina. Os leucócitos só estão presentes na urina quando há presença de bactérias. Os nitritos só estão presentes quando ocorre conversão em nitratos (feita pelas bactérias) e as proteínas podem indiciar infeção urinária.

O que fazer?

Para alívio dos primeiros sintomas pode ser tomado um suplemento à base de arando vermelho com 36mg de PCA, como por exemplo ISDIN Velastisa Cistitis, Roter Cystiberry ou Cys-Control. Todos eles poderão ser indicados para tratamento ou manutenção para evitar recaídas. Em casos mais graves, deve ser consultado um médico especialista que tratará de efetuar um exame mais completo, com antibiograma, de forma a determinar qual a bactéria causadora da infeção urinária e qual o antibiótico mais indicado para a mesma.

E pronto, mais um domingo, mais um conhecimento adquirido.
Uma vez mais obrigada ao Dr. Ricardo Rodrigues, Diretor Técnico da Farmácia Nacional, a Farmácia parceira aqui do blogue.
Por falar nisso, não se esqueçam de:



BOA SEMANA!

You Might Also Like

14 comentários

  1. Obrigado eu (em nome da Farmácia Nacional) pela divulgação e pelo trabalho em conjunto. Espero que esta parceria continue a ser profícua para ambos os lados :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Um tema interessante! infelizmente esse tipo de infecções parece-me mais comum que o esperado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade.. Mas eu desconhecia que poderia fazer um teste na farmácia :)

      Eliminar
  3. Nas farmácias realmente encontramos muita coisa :) Boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia que era possível realizar o teste de infeção. É um problema que sofro várias vezes, infelizmente.
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não conhecia, daí achar muito importante divulgar :)
      Um beijinho

      Eliminar
  5. Tens toda a razão,minha querida,as farmácias podem servir para muita coisa,não só para compra de medicamentos se faz uma farmácia!!

    ResponderEliminar
  6. Que post tão interessante, e útil. Desconhecia que faziam estes testes nas farmácias. Que estes posts continuem!

    Beijinhos

    Welcome to 104

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também desconhecia, daí que achei interessantíssimo o tema :)
      Beijinho*

      Eliminar
  7. Super interessante Minnie! Adorei e ficou a referencia sem dúvida! Espero nunca precisar mas o conhecimento não ocupa lugar mesmo:) Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar