REGRESSO ÀS AULAS #4 - Organização escolar

sexta-feira, setembro 11, 2015


Cá estou eu de novo para mais um post da rubrica Regresso ás aulaaaas!

Hoje venho falar-vos de algo que considero muito muito muito importante para iniciar bem o novo ano letivo: a organização. E quando me refiro a organização é mesmo organização de tudo!

Não acreditam?
Leiam lá as minhas dicas :)



1. Onde vou estudar?
Antes de começares o novo ano letivo é muito importante que definas o local onde queres estudar todos os dias! Se tens um quarto só teu e uma secretária só tua, boa, tens o trabalho facilitado. Caso contrário, escolhe um locam iluminado, amplo e com poucas coisas para te distrair. Não optes por um local que tenha uma televisão, nos momentos em que a preguiça aparecer, será o teu principal foco de distração.


2. Organizar o espaço de estudo...
É importante que organizes o local onde irás passar muito muito tempo durante os próximos meses. Desimpede a tua secretária, tira de cima dela tudo aquilo que não vais mesmo precisar. Não, o monte de fotocópias do ano passado não estão a fazer nada em cima da secretária! Arruma tudo! Deixa a secretária ampla e desimpedida. Coloca alguns apontamentos pessoais, como umas velas ou uma foto para que fique um espaço harmonioso e onde te dê prazer estar. Ter um local do nosso agrado é meio caminho andado para o sucesso!




3. Como conciliar a escola com tudo o resto?
Nesta altura com certeza que já sabes qual será o teu horário. E com certeza também saberás que vais ter piscina à terça e à sexta. É importante que delinies um horário, ainda que o tenhas de ajustar mais para a frente onde coloques todas as prioridades: estudar, fazer os tpc's, atividades extra curriculares, comer e dormir. Para quê? Ser-te-à muito útil pois se cumprires mais ou menos à risca, não deixas de fazer nada e consegues organizar muito melhor o tempo com os teus amigos e família.




4. Dossier ou caderno? 
"Ah não sei se quero um caderno para todas as disciplinas ou um dossier"... Quantas vezes já ouvimos e pensámos isto? Tannntas. O material que usas durante o teu ano letivo é indiferente e depende dos gostos pessoais de cada um. No entanto é preciso não esquecer o prático. Não queiras 1 caderno por disciplina pois no dia em que tiveres 5 disciplinas terás de levar 5 cadernos e 5 livros e tornar-se-à um dia bem mais cansativo. 




5. Como estudar? 
Não queiras estudar tudo ao mesmo tempo. Define em que dia estudas o quê. É importante que faças os tpc's das disciplinas que tiveste no dia e que estudes um pouco das que irás ter no dia a seguir. Assim será sempre fácil manter a matéria em dia e não fazer má figura nas aulas.




6. "Estamos no início não há nada para estudar..."
Não penses assim pois é o primeiro passo para o mau começo do ano letivo. As aulas começam e um mês depois já tens teste de uma data de disciplinas. Mais vale começar a estudar já. Nem que seja ler aquele texto chato que a professora deu na aula, mas ESTUDA JÁ!



7. O mais importante...
Dorme pelo menos 8h por dia! É a chave do sucesso escolar. Se dormires tens uma maior predisposição para aprender, tens uma maior concentração, assimilas mais facilmente, ficas menos cansada... Portanto só coisas boas.




E pronto foram estas as minhas dicas.
Espero que tenham gostado!

Se quiseres ler as dicas que dei para o regresso à rotina... CLICA AQUI!

You Might Also Like

10 comentários

  1. Eu sou super desorganizada com o meu tempo, algo que tenho mesmo que mudar... Beijocas, lycaat :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas dicas, dão sempre jeito, basta ser organizado! :)

    ResponderEliminar
  3. Em relação á minha secretária sou bastante organizada...tenho um portefólio com micas e um divisor onde vou pondo a papelada que vai deixando de ser precisa e depois uma vez por mês organizo por disciplina e coloco no dossier que tenho para o ano em questão. Em relação aos cadernos apesar de ter muitas disciplinas, poucas necessitam de caderno por isso é essa sempre a minha escolha :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muito boas as dicas!
    Quero mesmo organizar tudo bem este ano,
    Li**

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante das tuas dicas e concordo com todas!

    Nomeei-te para uma tag!
    http://inesmartinsxx.blogspot.pt/2015/09/sunshine-blogging-award.html

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Gostei bastante das tuas dicas e concordo com todas!

    Nomeei-te para uma tag!
    http://inesmartinsxx.blogspot.pt/2015/09/sunshine-blogging-award.html

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. O que mais gostava do regresso às aulas era comprar o material escolar... os meus caderno mega hiper gays ... confesso que tenho saudades dessa altura.

    ResponderEliminar