CALOIROS : alguns factos universitários...

segunda-feira, setembro 15, 2014

Factos universitários... 
(escritos no feminino pois a maior parte de vós são leitoras)

1) Um café rápido com as amigas depois do jantar vai rapidamente fazer-te chegar a casa às 5h da manhã sem teres noção do tempo que passou. A condicionante? Vais ter dores de cabeça na manhã seguinte!

2) Na manhã a seguir ao jantar de curso, não vais conseguir ir à aula das 8h! Esqueçe! Por mais que prometas ir, vais acordar e pensar "não faz mal faltar a esta, só a uma... eu apanho rapidamente a matéria".

3) "No próximo semestre é que vai ser!", dizes tu com afinco e determinação após perceberes que andaste a sair de mais no primeiro semestre e que portanto as tuas notas estão uma valente m*rda! ESQUECE! Não vai ser no próximo semestre, nem no que vem a seguir... Não vai ser. Há sempre aquele jantar que te faz perder aquela aula, aquela saída que te deixa KO e a faltar um dia inteiro às aulas e depois vem sempre a desculpa do "epá perdi aquela aula já não consigo encarreirar"...

4) Quando sabes que tens um trabalho de grupo, logo no início do semestre pensas "epá vou falar com o grupo e vamos já despachar isto que é para não ficar para o final"... O que acontece é que esse trabalho vai ser feito dois dias antes de ser apresentado.

5) "Isto não sai no exame", pensas tu quando estás a estudar para o exame do dia seguinte, de direta... Pois eis que quando chegas ao exame te deparas com a m*rdinha do exercício sobre aquela matéria que não estudaste porque era tão básica que nem num teste da primária saía e adivinha... NÃO SABES A RESPOSTA!

6) "Tenho de ter uma boa média!" Na Universidade, mais do que 14/15 (depende dos cursos) é uma anedota... Só as focas é que conseguem... E tenho a certeza que tu não queres passar a tua vida académica enclausurado em casa a estudar e depois não teres recordações dos (BONS) momentos boémios desta vida...

7) Acordas cedo para aquela aula a que não podes mesmo faltar, estás atrasada, vais a correr, apanhas uma molha, chegas quase sem coração e o prof faltou... Pior: Dava-te aulas a manhã toda! Lá voltas tu para casa a maldizer o prof.

8) "Dia livre!": O professora da primeira aula falta... Adivinha: não vais ficar na faculdade para a aula que vais ter daí a 3 horas porque tens imenso que estudar e ali não fazias nada... Vais para casa e para além de não não estudares nada, não regressas à faculdade!

9) "Só podes trajar se fores à praxe"... Ai as vezes que ouvi isto ao longo do meu primeiro ano de praxe (já lá vão 5 anos, já disse? Credo!). A verdade disto é: SE NÃO FORES À PRAXE NÃO PRAXAS, agora trajar podes, ninguém te impede de ires a uma loja e pagarem 200€ por um fato académico que pouco te diz...

10) Vais passar a dar muito valor a receitas como: "Massa com salsichas, atum e cogumelos" ou "ovos mexidos com salsichas e atum"! Isso ou morres de fome, porque a tua mãezinha cozinha muito bem, mas e tu? Nem um ovo sabes partir... E se sabes, não sabes como fazer aquele arroz ou até aquelas batatas... Vá, dou-te uma dica: PESQUISA na internet e cozinha...

11) Todos os dias vais colocar o despertador a despertar para 1 hora antes da aula começar, mas todos os dias te vais levantar apenas quando faltarem 15 minutos... A explicação é lógica: és uma gaja que gosta de adrenalina!

12) Durante o teu primeiro ano, ano de praxe, vais ter uma implicação com uma, ou até com todas as doutoras, vais dizer mal dela, dizer que a odeia... No ano seguinte, vão ser amicíssimas!

13) "Não vou deixar nenhuma cadeira para exame!" pensas tu no início do semestre todo/a seguro/a de ti... Pois... Acho que não preciso de escrever... Já consegues adivinhar o resto certo?

14) Vai chegar ao dia que beber finos no bar com as tuas amigas será mais interessante do que ir áquelaaulachatequeninguémquerir e aí vais faltar ao prometido no início do semestre (que não faltavas mais às aulas) e vais faltar à aula!

15) Durante o teu ano de caloira vais pensar coisas como "quando for doutora não vou ser assim, má, sem princípios, estúpida... Coitadinhos dos caloirinhos que estão cheios de medo..." e vais pensar que as tuas doutoras são as piores do mundo porque te mandam berrar alto e estar de 4. No ano a seguir vais perceber que faz parte e vais ser igual ou pior a elas.

14) Não, os profs não vão disponibilizar na plataforma no final da aula/dia os PowerPoints ou a bibliografia que "prometeram"... Se disponibilizarem antes da próxima aula tens sorte!

15) "Se não lerem a bibliografia (aka livros) não passam à cadeira"... Quando vais a ver a bibliografia é o livro que o sr. dr. professor escreveu e por tal tens de o comprar porque cópias são ilegais... Boa notícia: se não leres passas na mesma!

16) Amigos forever, quanto mais longe melhor... Não percebeste? Pode parecer-te horrível chegares a uma cidade onde não conheces ninguém e não tens quem te apoie na primeira semana (SIM, leste bem, primeira semana, porque depois ganhas companheiros para a vida), mas acredita que é melhor assim. Porquê? Ir com os amigos forever, viver com eles significa que no final do ano já não são mais amigos e que nunca mais se vão ver à frente.

17) Vais acordar um dia e não te vais lembrar como chegaste aquela cama, quem te trouxe e o que se passou? Provavelmente foi a salada do jantar cujo o tomate estava fora de prazo e te causou amnésia (not). Horas mais tarde apareces na faculdade e todos se riem e te contam que na noite anterior bebeste uns shots a mais, que dançaste em cima do balcão e que andaste a trocar beijos com um gajo desconhecido. Não te sintas puta! É normal e há coisas que só acontecem uma vez na vida. O pior? Não lhe pediste o número de telemóvel.

18) Vais perceber que os taxistas são uns porreiros e aturam coisas que não lembram ao Menino Jesus... Se pedires com jeitinho e fores engraçada, no final da viagem até pode ser que tenhas um desconto!

19) Algum dia vais combinar ir à festa daquela faculdade (a que está cheia de gajos e ainda por cima giros, em Coimbra o ISEC) para conhecer novas pessoas... Bebes um pouco de mais, danças com um ou dois fulanos e de repente já não sabes das tuas amigas, elas não te atendem o telemóvel, ficas a noite toda com os rapazes e divertes-te à grande! As tuas amigas? Vens a saber no dia seguinte que ficaram sem bateria, procuraram por ti a festa toda e quase tiveram para ligar para a polícia a constatar o teu desaparecimento, e tu na boa!

20) Vais passar a gostar de cerveja! Não? Aposto contigo! Com a quantidade de saídas que vais ter e o dinheiro a escassear, a litrosa vai ser a tua melhor amiga e até te vai parecer mais saborosa que aquela vodka com sumo de laranja.

21) O café vai ser o teu novo melhor amigo! Vais ter uma cumplicidade brutal com ele. Também não gostavas? Não há problema, vais adorá-lo quando tiveres de entregar aquele trabalho ou de estudar aquele bocadinho de matéria que falta para a frequência de amanhã.

22) Ter 10 em algumas cadeiras vai saber-te melhor que ter 20 noutras... Não acreditas? Espera até teres aquele prof chato que lança as frequências em cima da cama e as que caírem no chão chumbam!

You Might Also Like

13 comentários

  1. Tenho média superior a 15... e não sou foca nenhuma! xD O primeiro ano já passou, e não sei o que é ir a exame. Os meus professores, na grande maioria, quando diziam que colocariam algo na plataforma no dia x, colocavam. O café não passou a ser o meu melhor amigo, nem sequer sei o que é fazer direta para o que quer que seja. E um 10 nunca na vida me vai saber a 20... acho que me vai saber mais a um 5 do que a 20 xD Mas já percebi que o meu caso é raro xb

    ResponderEliminar
  2. R: Obrigada!! Este post foi bastante engraçado de ler, principalmente porque sou caloira este ano :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post, é tão verdade xD e até me deixou nostálgica por já não ser universitária. Até me deu saudades eheh

    Obrigada querida, pela visita e também irei voltar, gosto do teu cantinho :)

    r: bem, tiveste mesmo sorte então :)

    ResponderEliminar
  4. Eu fui aplicada, estudiosa, e vivi na mesma. Nunca fui rapariga de noitadas e afins, mas desfrutei ao meu jeito. :D

    ResponderEliminar
  5. r: também já fiz voluntariado e estagiei, mas parece que isso de pouco vale. Enfim, não perder a esperança :)

    ResponderEliminar
  6. Alguns destes factos são mesmo verdadeiros, de acordo com a minha experiência. E já lá vão 23 anos. Ai Coimbra!

    ResponderEliminar
  7. R: Vais ver que vai acabar por vir aqui muito caloiro ler este post :)

    ResponderEliminar
  8. Tudo verdade ahah

    R: Estou em Coimbra :)*

    ResponderEliminar
  9. Não concordo com a maior parte dos pontos, mas acho que isto depende de cada um. Para mim, quem acha que viver a vida universitária só faz sentido com muitas bebedeiras, notas a rasar para passar, noites em branco devido ao álcool, curtes com desconhecidos, e etc, são os mesmos que acham que para se divertirem têm de estar bêbados.

    Eu não gosto de álcool (por isso não bebia), não bebo café, nunca na vida acordei ao lado de um desconhecido ou apaguei uma noite da minha memória. Mas passei muitas noites dentro com as amigas na conversa e na parvoíce, não gostei da praxe e não praxei por achar idiota, mas trajei e não me arrependo de ter pago pelo traje, fui a alguns jantares de curso até ter percebido que o objectivo era sempre acabar bêbado e deixei de ir...

    Para mim e para minha maneira de ser, sinto que vivi e bem a vida universitária. Continuei a ser a mesma que era (sem passar a gostar de coisas que não gostava antes) e diverti-me para caraças, fazendo amigos para a vida. :)

    Faz-me confusão ver tanta malta a entrar na universidade achando que é mesmo uma obrigação gostar de sair, gostar de ser praxada, passar a gostar de álcool, de café...e depois desmoralizam porque...não gostam. Mais vale serem fiéis àquilo que são e divertirem-se ao máximo. :)

    ResponderEliminar
  10. Eu vou tentar mudar um pouco o design, mas os que mais gosto tenho que investir dinheiro

    ResponderEliminar
  11. eu concordo com uma grande parte dos pontos!

    ResponderEliminar
  12. As experiências dependem muito.. Lá andei cinco anos e nenhum dos pontos é verdade para mim. Podia dizer que era uma foca, mas afinal sou só alguém que teve de pagar o próprio curso. Acredita que isso faz a diferença entre te aplicares ou não.

    ResponderEliminar
  13. adorei este post, especialmente a parte das festas da ISEC... tenho de ver isso ahah

    ps: é estranho quando encontro alguém de Coimbra/ ou a viver cá pela blogo :p

    ResponderEliminar